Com mais de 38 filmes na bagagem, Roberto Birindelli aceitou o desafio de viver Josué na novela "Império", que termina nesta sexta-feira (13). Na pele do capanga de José Alfredo (Alexandre Nero), Roberto ganhou reconhecimento e vive uma fase pessoal e profissional ótima. Segundo ele, o papel no horário nobre gerou visibilidade e assédio. "Os recados que mais ouço são: 'Me pega como ele fez com a secretária'. Josué tem essa coisa do machão, desperta desejo. Com ele é simples, encoxou no muro, agarrou pelos cabelos, mordeu a nuca, deu o recado", disse o ator em entrevista à revista "Caras".
Separado há cinco anos da mãe de seu filho, Carlo, de 15 anos, o ator trocou alianças com a publicitária Juliana Sarda há um ano. Ela garante que o marido é romântico, diferentemente do personagem, que vai matar Silviano (Othon Bastos) no capítulo final da novela: "Ele é delicado, sabe conquistar uma mulher. Mas, óbvio, tem a coisa da pegada forte também, qual mulher não gosta? Mas longe de ser bruto". Derretida, ela torce pela carreira do marido e afirma que lida tranquilamente com o assédio. "Ele batalhou tanto na carreira, seria incapaz de podar este momento. Fico feliz por ter conquistado esse estágio de reconhecimento pelo seu trabalho". Roberto completa: "Ela lida muito corajosamente. Hoje em dia as mulheres não perdem tempo".
O casal parece mesmo estar em lua de mel. Roberto diz que o casamento com Juliana trouxe tranquilidade para sua vida: "Se quer vida selvagem, case. É uma montanha-russa. Mas para o desenvolvimento pessoal é o que mais vai te exigir. Ju me trouxe paciência, firmeza. Aprendemos a não potencializar rapidamente discussões, só mesmo pelo o que é necessário". A publicitária também é só elogios ao marido: "Ele tem uma generosidade inocente, de acreditar em todo mundo. E isso falta nas pessoas hoje em dia. Mas também se dá mal por conta disso".
Roberto Birindelli comemora o sucesso na novela 'Império'
Além de viver uma ótima fase na vida pessoal, o ator uruguaio também está satisfeito com as experiências adquiridas com o Josué, em "Império". "Sou bicho novo na TV e adorei a função, quero mais novelas, mas não é só carreira, também pessoalmente a fase é ótima. A experiência nos ensina a não entrar em roubadas. Não tenho mais o físico de antes, mas sei onde botar a energia. Como numa imagem poética, minha árvore de 20 anos atrás não tinha tronco, só galhos, qualquer vento balançava. Hoje, se um galho quebrar, dane-se", contou.
Roberto também elogia a amizade e a cumplicidade de Josué e José Alfredo, que estarão juntos no embate contra José Pedro (Caio Blat), Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e Silviano, no último capítulo da trama. "Com o papel há outro retorno peculiar, o de homens de meia-idade dizendo: "Ah, bonita a amizade dele com o Zé'. Não estão mais com vergonha de dizer que assistem a novelas, porque veem ali valores com os quais podem se reconhecer", comemora o ator.