O elenco da novela "Império" está em clima de despedida. A trama, que termina nesta sexta-feira (13), foi um marco na carreira de muitos atores. Em entrevista ao jornal "Extra", alguns deles falaram sobre suas experiências com os personagens de Aguinaldo Silva. Roberto Birindelli ganhou destaque na pele de Josué, que mata Silviano (Othon Bastos) no capítulo final. "Exaustos, mas felizes. A sensação é de que cada um entregou toda energia, conhecimento, vontade, motivação. Todos botaram a alma nesse trabalho". Sobre a possibilidade de seu personagem ser o inimigo do Comendador, o ator comenta: "Teria sido uma pena porque essa amizade habitou o imaginário e confirmou os valores de muita gente".
Quem também está muito satisfeito com a trajetória de seu personagem é Joaquim Lopes. Através do Enrico, ele pôde falar sobre homofobia. "Foi uma experiência intensa, que exigiu muito física e emocionalmente. Foi realmente um divisor de águas na minha carreira. Carrego para a minha vida a satisfação de ter tido a oportunidade de dar vida a um personagem com uma carga dramática tão rica e que levantou a discussão de um assunto tão urgente como a homofobia. E levo também a amizade de pessoas tão queridas e que me ensinaram tanto. Elenco, equipe, diretores, autor e colaboradores", contou.
O personagem deixou seus preconceitos de lado e casou com uma negra: "Adorei o desfecho. Enrico amadureceu e quis tocar a vida depois da sua mudança. A oportunidade de trabalhar em Milão aconteceu na hora certa. E o fato de ele se apaixonar por uma outra mulher mostra que não deixou nada mal resolvido no Brasil". O ator Daniel Rocha também ficou muito feliz com a transformação de seu personagem. Se tudo sair como o previsto, João Lucas será o sucessor de José Alfredo (Alexandre Nero) na Império das Joias. "Levo para minha vida essa capacidade que o João Lucas tem de estar sempre evoluindo, aberto às possibilidades da vida. Seu otimismo e determinação também vão estar comigo para o resto da vida", disse.
Viviane Araújo se emociona com o fim da novela
Rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo ganhou o Prêmio Extra de Atriz Revelação com a manicure Naná. A atriz foi elogiada pelo autor Aguinaldo Silva e disse que está muito emocionada com o fim de "Império": "Chorei muito já. Formamos uma turma muito unida. A gente sabe que muitos vão se afastar por conta de outros trabalhos, mas sei que alguns levarei para o resto da vida. Hoje posso falar que as pessoas me olham diferente, viram que não sou apenas aquele mulherão do carnaval e tal, uma rainha, mas que tenho um lado bacana de atriz, que surpreendeu".