Membros da Família Real se reuniram nesta segunda-feira (12) para acompanhar o cortejo fúnebre da Rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos na semana passada. Este é mais um da série de compromissos oficiais que marcam os protocolos da monarquia até o dia do funeral, previsto para o dia 19 de setembro.
O caixão de Elizabeth II, que conta com uma curiosidade surpreendente, desfilou em um cortejo oficial do Palácio de Holyroodhouse até a Catedral de Giles. Membros da Família Real, incluindo o Rei Charles III, acompanharam a pé o veículo com o caixão da Rainha. Após a chegada, o corpo da monarca (+ veja curiosidades sobre a vida dela) foi levado para o interior do local por homens fardados.
Na Catedral de Giles, acontece uma cerimônia em celebração ao legado de Rainha Elizabeth II. O caixão foi colocado em uma mesa no centro do salão; em cima, está a mesma coroa que ela utilizou durante os muitos anos de reinado. A expectativa é que o corpo permaneça no local pelas próximas 24 horas.
O Rei Charles III, que assumiu o trono minutos depois do anúncio da morte da mãe, chegou na Escócia com a esposa, a rainha consorte Camilla, em um avião oficial por volta das 8h da manhã (horário de Brasília).
Além do Rei, a princesa Anne e o príncipe Edward, filhos de Elizabeth II, participaram da cerimônia acompanhados dos respectivos companheiros; o Príncipe Andrew também compareceu. A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi uma das autoridades políticas que marcaram presença na missa.
No entanto, as ausências mais sentidas foram as dos Príncipes William e Harry, netos de Elizabeth II e filhos do Rei Charles. A informação foi confirmada pela imprensa britânica, mas os motivos da falta ainda não foram revelados.