Na manhã desta terça-feira (5), a estilista Kate Spade foi encontrada sem vida em seu apartamento localizado no Park Avenue, em Nova York pela faxineira. Conforme as informações divulgadas pela polícia local, a americana de 55 anos teria se enforcado no quarto após deixar um bilhete escrito que, segundo duas fontes do departamento, estava endereçado à sua filha de 13 anos. Com uma morte precoce assim como a da blogueira Nara Almeida, a jornalista de moda por formação foi declarada morta 10h26 da manhã após a polícia ter sido acionada. Conhecida por se firmar como um dos maiores destaques nos anos 90 por ser responsável de construir junto com o marido uma das maiores marcas de bolsa que leva o seu nome, Kate fez história na indústria da moda e faturou milhões de dólares.
Em comunicado ao New York Daily News, a família da estilista lamentou a perda ao pedir espaço à imprensa: "Estamos todos devastados pela tragédia de hoje. Nós amamos Kate muito e sentiremos muita falta dela. Pedimos que a nossa privacidade seja respeitada enquanto passamos por este período muito difícil." Além da família, a grife que tem o nome da fundadora também emitiu uma nota em sua conta oficial do Twitter: "Kate Spade, a fundadora da nossa marca, faleceu. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento incrivelmente doloroso. Nós honramos toda a beleza que ela trouxe para este mundo."
Após trabalhar como repórter e editora da "Mademoiselle", a estilista deixou a escrita de lado para dedicar todo o seu tempo criando peças para a indústria da moda. Em 1993, lançou a grife com o seu nome e sua primeira coleção de bolsas, se tornando um símbolo do meio por investir em um estilo único: acessórios funcionais que alegravam seus clientes ao brincar com cores vibrantes, onde a maioria aderia ao modelo quadrado. Um ano depois do lançamento da linha, a marca passou a comercializar outras peças como joias e roupas, alcançando mais de 150 lojas espalhadas pelo mundo.
Assim como muitos famosos pensam em uma pausa na carreira, Kate decidiu vender a empresa apenas 14 anos depois de alcançar o topo da moda relacionada às bolsas e estima-se que a estilista tenha ganhado mais de US$50 milhões na época. De volta a ativa em 2016 com uma marca que leva o nome de sua filha, Frances Valentine, a estilista se envolveu novamente com a indústria de bolsas e sapatos, abrindo diversas lojas nos Estados Unidos. Prestigiada por famosos nos desfiles que mostravam os lançamentos de sua marca, a americana conquistou mulheres sofisticadas ao transformar sua linha em um ícone de status.
(Por Fernanda Casagrande)