Beth Carvalho morreu na tarde desta terça-feira (30) por conta de uma infecção generalizada após dois meses de internação em hospital no Rio de Janeiro. Dona de uma carreira que se tornou sinônimo de sucesso, a sambista foi homenageada por diversos famosos nas redes sociais. Fátima Bernardes reuniu momentos em que esteve com a cantora. "Foram alguns encontros ao longo da carreira. Que sorte a minha. A madrinha do samba vai deixar muita saudade. E o amor da Beth Carvalho pelo samba vai fazer muita falta", lamentou a jornalista, que já havia usado a web para lamentar o falecimento da ex-sogra, Maria Luiza Bonemer, mãe de William Bonner.
Representantes da música de gerações posteriores homenagearam Beth nas redes. O cantor Belo citou um trecho de "Choram as Rosas", composição de Cartola que ficou conhecida na voz de Beth. "Minha madrinha descansa em paz, você ficará para sempre em nossos corações!". Mussunzinho, por sua vez, afirmou: "Beth Carvalho nossa Madrinha do Samba, descanse em paz". A atriz Roberta Rodrigues, em sua postagem, afirmou: "Descansa sua linda Beth Carvalho. O céu está em festa, tantas perdas que meu coração não aguenta mais". Os primeiros meses de 2019 têm, de fato, sido marcados por despedidas: este mês, MC Sapão morreu aos 40 anos por complicações após uma pneumonia; a modelo Carol Bittencourt não resistiu após sofrer um acidente de barco e o mundo da moda sofreu com a partida de Karl Lagerfeld.
Outros artistas considerados referências da música popular brasileira destacaram a importância de Beth. "O samba está de luto! O samba perde a sua grande intérprete Beth Carvalho! Com muita dor no coração que eu falo assim, mas Deus sabe o que faz, a gente não sabe o que fala. Que ela vá com Deus e com os anjos. São os meus sentimentos", afirmou Elza Soares em seu perfil na web. Caetano Veloso relembrou seu primeiro encontro com a artista. "Beth Carvalho, uma das maiores maravilhas do Brasil. Eu a conheci logo que cheguei ao Rio com Bethânia. Ela muito menina cantando Bossa Nova, depois se tornou a madrinha do renascimento do samba de raiz do Rio de Janeiro. É uma das maiores expressões da nossa cultura. Eu tenho saudade dela", afirmou em vídeo compartilhado no Instagram. Daniela Mercury também lamentou: "A extraordinária Beth Carvalho se foi. Minha inspiração, minha amiga: você é o samba que nos inspira a resistir, que canta o Brasil mais profundo. Com você vai um pouco de mim, de nós, do Brasil. Conosco fica a sua voz, a sua luta, a sua música. Tudo é eterno na sua arte. Estou imensamente triste com sua partida. Te amo!".