O mundo do futebol se despede de um dos maiores ídolos. Na tarde desta quarta-feira (25) foi noticiada a morte de Diego Armando Maradona, conhecido como Maradona. O ex-jogador e astro da seleção Argentina faleceu em casa, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória, segundo informado pelo jornal "Clarín".
Diego Maradona estava se recuperando em casa de uma cirurgia feita no cérebro. Pela parte da manhã, o treinador sofreu o mal súbito e ambulâncias foram chamadas às pressas. A morte foi confirmada ainda pela imprensa argentina e a TV pública do país. Ainda este ano, Rubens Valverde, pai de Isis Valverde, faleceu após sofrer infarto enquanto fazia uma trilha de moto. O diretor Jorge Fernando também não resistiu a parada cardíaca, aos 64 anos, no fim de 2019.
No começo do mês, Maradona foi internado com sintomas de anemia. Hospitalizado, foi descoberto uma hemorragia em seu cérebro e ele precisou passar uma cirurgia no local para que o sangue fosse drenado. A internação durou uma semana e foi em 12 de novembro que o ex-jogador foi liberado para ficar em recuperação na sua casa.
Maradona foi Campeão Mundial pela Argentina em 1986. A carreira do ex-astro foi marcado pelo desempenho nos gramados e até pelas polêmicas fora deles. Ao todo, o camisa 10 atuou em 91 jogos, sendo quatro Copas do Mundo, nos anos 82, 86, 90 e 94.
Mas foi no Mundial nos Estados Unidos que sua trajetória brilhante foi abalada, ao ser pego no antidoping, logo no primeiro exame feito no início da competição. Maradona também foi preso, em 1991, por porte e consumo de cocaína em Buenos Aires. Em 2001, ele se pronunciou sobre a luta contra o vício: "Errei e paguei, mas o que fiz em campo não se apagou". Maradona passou pelos clubes Argentinos Juniors, Boca Juniors, seu time do coração, Barcelona, Napoli, Sevilla, Newell's Old Boys e encerrou a carreira no Boca, em 1998.
Na internet, o nome de Maradona rapidamente se posicionou entre os assuntos mais comentados no Twitter. Os internautas lamentaram a morte do ídolo do futebol. "Entro de luto ao ler uma notícia dessa, pois o Maradona era o herói do meu herói, o meu pai, que o tinha como um dos poucos ídolos no futebol. Que Deus o conforte. Descanse em paz", disse uma pessoa. "Me lembro até hoje quando meu bisavô me contava várias histórias e me dizia que era fanático quando via o Maradona jogando. Fico realmente triste com isso", lamentou mais uma. "Por tudo que fez dentro e fora de campo, Maradona foi um dos símbolos da história mundial do futebol. Descanse em paz, Diego. O luto será eterno", comentou mais um fã.
(Por Rahabe Barros)