"A Fernanda não tem medo de se jogar quando ela gosta de um cara. Ela é romântica, está solteira há três anos e não vê a hora de namorar", analisa a atriz, explicando em seguida a sua teoria sobre como homens e mulheres encaram os relacionamentos. "Para mim, mulher tem medo de paixão, da aventura. Mulher gosta de uma estabilidade, de um compromisso. O homem é o contrário. Ele tem medo do amor, de criar laços e dificilmente se entrega de primeira".
Diferentemente da personagem, Mônica já foi casada e tem namorado. Da união de dez anos com o produtor musical Jerry Marques nasceu a sua única filha, Júlia, de 4 anos. "Meu casamento acabou, mas ele deu certo no tempo em que vivemos juntos. Acho importante as pessas vivenciarem o amor para saber como vai ser, sem medo. Sofrer faz parte do processo". Atualmente, ela namora o investidor carioca Patrice de Camaret.
No filme, os melhores amigos de Fernanda são interpretados por Paulo Gustavo e Daniele Valente, artistas que acumulam trabalhos de humor. Como era de se esperar, o clima durante as filmagens foi de gargalhadas. "O Paulo Gustavo é como um irmão. A gente fez muita piada juntos", lembra a atriz, que já tinha contracenado com o humorista no filme "Minha Mãe é uma Peça".
Participação de galãs
A saga de Fernanda em busca de um grande amor passará por nomes como Humberto Martins, Eduardo Moscovis e José Loreto, formando perfis variados de homens.
"O Humberto é um excelente ator. Ele vai ser o bem-sucedido da história. O cara que gosta de viajar, andar de barco e quer curtir a vida. Embora apaixonada, ela também sabe ser crítica e vai ver que ele não é tão perfeito assim", avalia.
José Loreto será o amigo bonitão da protagonista. "Ele é um DJ jovem e gostoso, que ela fica quando tem vontade". Já Eduardo Moscovis vive um político bonitão e envolvido com causas ecológicas. "Tem também o Piter (Alejandro Claveaux), o alemão que ela conhece na Bahia. O Marcos Palmeira vive o cara possível para dar certo com a Fernanda, eles combinam mais", finaliza a artista.
Irene Ravache e o cantor Lulu Santos também estão no elenco. A história de "Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou" foi escrita por Mônica para o teatro, ficando em cartaz durante nove anos. Uma produção da Globo Filmes, o longa-metragem é dirigido Marcus Baldini, que estreou como diretor em "Bruna Surfistinha".
Atualmente, Mônica é uma das apresentadoras do programa "Saia Justa", do GNT, ao lado de Astrid Fontenelle, Barbara Gancia e Maria Ribeiro. Ela estrelou atrações como "Dilemas de Irene" e "As Canalhas" no mesmo canal.
(Por Camilla Rua)