A moda vai muito além das tendências. As roupas expõe a nossa identidade. São a nossa primeira forma de expressão. As tendências, as padronagens e as texturas também são arte e cultura. E foi a reunião de todas estas características -e muitas outras- que brilharam na passarela do London Fashion Week. A semana de moda mais importante do Reino Unido colocou temas importantes como a sororidade, a representatividade e a sustentabilidade no holofote das discussões.
Os desfiles de marcas bombadas como Halpern e Tommy mostraram, através de atitudes e simbolismos, a importância de irmos além. Nós, do Purepeople, destacamos os momentos mais marcantes do showroom londrino!
Sororidade significa empatia e companheirismo entre as mulheres com o objetivo de unir forças. E foi exatamente isto que o mundo viu na passarela do London Fashion Week. Durante o desfile da Halpern, uma modelo se desequilibrou e não conseguiu retornar ao showroom. Ela usava um par de sandálias da marca Louboutin com salto bloco e animal print. Para ajudá-la, a top model que estava logo atrás dela a segurou enquanto uma mulher da primeira fileira se ajoelhava para tirar o sapato. Ao ter o calçado removido, a modelo segurou ambas as peças nas mãos e desfilou segurando os dois itens. A atitude foi aplaudida pelo público no local e repercutiu o mundo!
A união faz a força, mas esta potência só pode ser vista se tivermos a representatividade. E foi a combinação deste dois fatores que a Tommy Hilfiger levou para a semana de moda. O casting de modelos da marca reuniu pessoas de vários lugares do mundo, incluindo a brasileira Alessandra Ambrosio, a britânica Naomi e a muçulmana do Kenya Halima. O desfile final, inclusive, emocionou o público já que as top models caminharam de mãos dadas ao som de um coral de música ao vivo. "Isso é super importante: mulher apoiar mulher sempre", avisou a Alessandra ao comentar sobre empoderamento.
O meio ambiente também fez parte da lista de highlights do London Fashion Week. A coleção da Tommy Hilfiger, em parceria com Lewis Hamilton e H.E.R., foi feita a partir dos princípios de moda consciente. Isto porque 75% das peças for são sustentáveis e confeccionadas a partir de algodão 100% orgânico. Além disso, as peças são genderless, deixando de lado gêneros e tabus.
(Por Ana Clara Xavier)