Muita gente tem resistência e até dificuldade em buscar por um look em brechó. O fato de as lojas disponibilizarem todo um universo de roupas que não seguem, necessariamente, uma coleção e uma lógica torna mesmo as coisas mais difíceis. No entanto, a busca fica muito mais fácil quando já temos em mente o que vamos procurar. Por isso, vale a pena eleger, antes de entrar no brechó, as peças nas quais você já vai ficar de olho, sejam elas parte da tendência atual ou não. Um exemplo? Os conjuntinhos, que estão na moda agora, podem ser encontrados em bons brechós, já que têm em si uma pegada vintage. Confira mais peças que valem o investimento quando compradas de segunda mão.
A jaqueta de couro -- item que está na moda em todo inverno -- costuma ser uma peça cara quando buscada em lojas de primeira mão. É que o couro é um material nobre. Por isso, os brechós mais organizados costumam ter uma seção destinada a este material. Uma boa dica é buscar por peças em bom estado, mas que também tenham um corte mais atemporal. Assim, é provável que ela dure por muitos invernos.
A gente já comentou por aqui que tanto os blazers quanto os ternos estão em alta nesta temporada. A vantagem desta peça, no entanto, é que ela pode até variar o corte de estação para estação, mas jamais está fora de moda. Por isso, uma busca refinada em um brechó pode render peças que vão durar por vários anos. Dica: existem grifes que têm a alfaiataria como especialidade. A Armani, por exemplo, é uma delas. Porém, na hora de comprar um blazer Armani novo o céu é o limite para os preços. Já em uma loja de segunda mão esses clássicos acabam ficando mais acessíveis.
Que tal aproveitar que os vestidos com cara de outras décadas estão na moda para adquirir nada menos que um original? Os anos 70, por exemplo, estão em alta. Daí que vestidos longos florais, com mangas bufantes ou gola alta, por exemplo, estão super em alta. A chance de encontrá-los em um brechó é enorme e os preços são bem convidativos, muito mais que os valores dos vestidos novos.
Este é outro caso de compra sustentável e inteligente. Um casaco bem cortado, feito com material de qualidade e com potencial para durar por vários invernos pode custar muito caro. Já em um brechó, as chances de encontrar uma peça com estas características e por um valor acessível aumentam muito. Daí vale reforçar a dica: escolha um corte mais atemporal (que não siga modismos) para o item durar mais. Com esses truques, a compra no brechó fica mais inteligente, barata e é uma das formas mais sustentáveis de se consumir.
(por Deborah Couto)