A cerimônia do Oscar é marcada por looks cheios de glamour no tapete vermelho em toda sua história e, assim como o anúncio dos nomes dos vencedores, a escolha do figurino de cada atriz convidada é um dos momentos mais aguardados da noite estrelada de Hollywood. Por isso, o Purepeople reuniu na galeria acima 20 looks que conquistaram os holofotes nos últimos dez anos enquanto você se prepara para assistir a 92ª edição do maior prêmio do cinema mundial, marcada para este domingo (09).
Referência no mundo da moda, a estilista Coco Chanel dizia que as duas coisas mais necessárias para uma mulher eram "um vestido preto e um homem que a ame". E o tom neutro é, de fato, uma trend atemporal no Oscar: na edição do ano passado, por exemplo, Lady Gaga cruzou o red carpet com um longo volumoso Alexander McQueen. Com luvas longas no mesmo tom, a protagonista do filme "Nasce Uma Estrela" tinha ainda um colar de diamante 128 quilates Tiffany & Co. Quem também brilhou de preto foi Angelina Jolie: em 2012, ela escolheu um longo fendado Atelier Versace que rendeu até memes na web por conta de como valorizava as pernas da artista.
Aposta certeira para o verão, o metalizado é uma das tendências favoritas nas premiações internacionais. E por lá, a regra é clara: quanto mais, melhor. Os longos com fundo brilhoso ganham decotes poderosos e texturas variadas. Em 2016, a australiana Margot Robbie em 2016 escolheu um Tom Ford poderoso com decote V e aparência de pele de cobra. Mais clássica, Emma Stone apostou em um Givenchy Haute Couture com franjas no comprimento em 2017, ano que levou para casa a estatueta de Melhor Atriz por 'La La Land'.
Os looks com tecidos acetinados também são presença certa nas premiações: o slip dress, uma das modelagens mais populares nesta estação, já era usado desde o começo da década no Oscar. Em 2010, Sarah Jessica Parker atraiu os flashs com um longo Chanel bem levinho e em tom claro de amarelo. Três anos depois, Anne Hathaway recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com um vestido estruturado rosé e com costas à mostra da Prada .
O mundo da moda está cada vez mais genderless e tal ponto se reflete nas escolhas dos looks: há algum tempo, macacões e conjuntinhos têm roubado a cena no Oscar. Em 2018, Emma Stone fugiu do óbvio e combinou um blazer vermelho acinturado a uma calça preta da Louis Vuitton. Recordista de indicações ao prêmio, Meryl Streep aliou saia preta com fenda, blazer boyfriend, camisa branca com decote em um look exclusivo criado por Alber Elbaz, da Lanvin, em 2015.
(Por Marilise Gomes)