A moda biker - também conhecida como bikecore voltou com tudo! Se você ficou de olho nos looks do Rock in Rio, deve ter percebido que uma das tendências que mais apareceram por lá, seja nas produções de convidadas, seja naquelas usadas nos palcos, não faltaram peças de couro, coturnos, jaquetas tipo motociclistas e afins.
O estilo biker se popularizou na década de 1950 e carrega esse perfume retrô para os outfits atuais. O street style incorporou essa tendência e, a seguir, reunimos dicas de expert em um guia certeiro para quem quer aderir. Quem conta truques certeiros é Mauricio Sepulveda, Diretor Criativo da Urban Helmets.
Um dos pontos certeiros para acertar na moda biker é usar elementos em couro, plástico e borracha. Calças com aspecto emborrachado e de couro são boas apostas. Agora se deseja manter o jeans tradicional, incluir uma bota ou uma jaqueta mais pesada nesses materiais é uma boa pedida.
"A Balmain também usou bastante a referência do motorcycle na sua coleção e já temos visto várias celebridades adotando o visual, como, por exemplo, a Bella Hadid, que utilizou um look todo inspirado no motocross. No Brasil, principalmente nas regiões urbanas, as temperaturas variam muito, então uma forma de adaptar o estilo de forma leve, que te protege do frio e, ao mesmo tempo, não vai te fazer passar calor ou ter de segurar uma roupa pesada na mão é apostar em corta-ventos", conta o especialista.
Esse tipo de casaco é aquele investimento certeiro antes do fim do Inverno e tem diferentes modelos que podem combinar com seu estilo. "É uma peça que nunca sai de moda, seja bomber, college ou perfecto é um item coringa para sempre ter no armário se você gosta de um estilo mais rock'n'roll e urbano", explica Sepulveda.
A estampa xadrez é uma das estampas mais clássicas da história da moda: vista desde a cultura celta, ela ganhou força no cenário punk e grunge e reaparece na moda biker.
"É outro item que não sai de moda nunca e já está incorporado no estilo cycle e underground. Nos anos 90 ficou bastante popular entre os músicos e pessoas com favoritismo ao alternativo, devido ao movimento grunge, e este ano esteve presente em quase todo o desfile da Chanel, mostrando sua autenticidade e versatilidade", comenta.
E como deixar de lado as t-shirts estampadas? Recentemente, elas apareceram até no runway da Givenchy. Matthew M. Williams, designer e diretor de criação das coleções femininas e masculinas da grife, destacou seu interesse em roupas que as pessoas usem e que sejam fáceis.
"É interessante ver elementos da contracultura que já foram bastante discriminados e considerados nada fashion em espaços como esse", finaliza o especialista.