Quem acompanha os looks das irmãs Kardashian sabe que elas amam resgatar um vintage de luxo. Volta e meia, Kim, Kylie e família aparecem usando uma peça que já foi consagrada em outra época e trazendo a tendência de volta à moda. Foi assim com vários looks da Versace e tem sido assim também com a bolsa baguete, por exemplo, um modelo que foi hit lá no início dos anos 2000 e depois caiu no ostracismo fashion. Agora a peça é novamente um must have entre as fashionistas de plantão. As Kardashian, aliás, são parte da responsabilidade pelo retorno dos anos de 2000 à moda. Comentamos aqui da volta da cintura baixa e da bermuda ciclista, por exemplo. Agora, a trend eleita do momento é a "newspaper print", da Dior.
A newspaper print foi criada pela Dior no século passado e foi eternizada por uma imagem da maior modelo da época, Twiggy, em 1967. Foi pelas mãos do designer John Galliano, no entanto, que ela voltou a ser hit. Galliano foi diretor criativo da maison entre 1994 e 2011 (quando foi demitido da marca por conta de um episódio de antissemitismo protagonizado pelo estilista). Na coleção de outono/inverno 2000/2001 Galliano criou toda uma sequência de looks estampados pela newspaper print. Uma curiosidade é que o rosto do próprio estilista está estampado nas peças.
Já em 2009, quando foi rodado o filme "Sex and The City 2", a protagonista Carrie Bradshaw, uma fashionista hard level interpretada por Sarah Jessica Parker, usou um modelo lá da coleção de 2000/2001 e trouxe a peça para os holofotes novamente. E é com Carrie que as irmãs Kardashian (especialmente Kim) está sendo comparada por ter escolhido um modelo de saia mídi com a newspaper print. a caçula Kylie, por sua vez, também apareceu em suas redes sociais vestindo uma camisa com padronagem de jornal.
Assim como as irmãs Kardashian, a Dior costuma com frequência reeditar seus hits e o fez recentemente com o modelo de bolsa queridinho também no início dos anos 2000, a saddle bag. Grife e fashionistas o fazem não só para celebrar a história das grifes, mas também para resgatar estéticas que podem emplacar como tendência novamente. Exatamente por isso a moda vem olhando tanto para trás. A Christian Dior está, aliás, longe de ser a única grife a fazer isso. Mas o faz com maestria. Será que John Galliano vai voltar a ser queridinho?
(por Deborah Couto)