Quem segue Bianca Andrade nas redes sociais sabe que, apesar de ser uma blogueira/influenciadora/empresária de muito sucesso, ela nunca negou suas origens. Do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, a nossa eterna Boca Rosa ganhou o mundo das maquiagens e se tornou uma mulher muito poderosa. Apesar de ter se esforçado muito para conquistar tudo o que possui, Bianca deixou claro que não acredita em meritocracia.
Durante sua participação no 'Jota Jota Podcast', Bianca Andrade foi bem clara sobre o que acha do discurso meritocrático que muitos empresários e coaches utilizam para inspirar pessoas. Ao contrário do que essa turma pensa, a blogueira acredita que dedicação e esforço não são suficientes para atingir os nossos objetivos.
"Isso [meritocracia] não existe do lugar onde eu vim. As pessoas falam: 'Ai, enquanto uns dormem, olha o que eu estava fazendo'. Isso é um lugar de muito privilégio. Eu ouço muito isso de coaches e pessoas que eu admiro, nesse discurso de se você quer, você faz. 'Ah, se você tá onde você tá é porque você mereceu'. De onde eu vim, isso não existe", declarou Bianca.
Para Bianca, falta bastante estimulo. "De onde eu vim, eu convivi com amigos que não estão mais vivos. São pessoas que não tem o menor estimulo, a gente não tem a menor referência. A gente vê nossos pais sofrendo muito... E isso eu tô falando do meu lugar, de mulher branca, padrão, privilegiada. Imagina uma mulher preta de favela?", declarou.
"Essa fala não constrói. Lá atrás eu também tinha esse olhar, mas eu tinha uma base familiar e uma mãe que sempre conseguia me colocar pra cima. Tem gente que não tem esse apoio familiar. Então, esse discurso, por mais que seja no lugar de ajudar, pra muita gente é um lugar de exclusão. A pessoa olha, a pessoa já tá mal, não tá bem, a pessoa não consegue fazer nada, ela não sonha com nada, não tem a menor perspectiva de vida. Tem que ter esse olhar empático pra todas as pessoas, ainda mais porque a gente tá falando do Brasil", completou