Maya Massafera , depois de atualizar seus seguidores sobre o seu estado vocal, já que terá que passar por uma nova cirurgia de feminilização pela primeira ter dado errado, resolveu fazer um desabafo sobre o seu processo de transição de gênero.
Alvo constante de críticas na internet, Maya chegou a ser internada às pressas nesta semana após uma pessoa ameaçar divulgar um áudio da sua voz, e abriu o coração em um extenso texto publicado no Instagram, onde refletiu desde sua felicidade em ser uma mulher trans até os defeitos intensos dos hormônios e cobranças por militar pela comunidade LGBTQIAPN+.
"Em toda minha transição, eu nunca imaginei que o mais difícil seriam os hormônios. Um medico me explicou q é a sensação de uma mulher gravida + TPM + menopausa. Tudo misturado X 1.000. Tomo bloqueadores, injeções, comprimidos. Falamos muito e temos estudos sobre tantas coisas da medicina, mas sobre transição não é tão simples", começou Maya.
"Fui em médicos, tidos como 'os melhores' que não tinha conhecimento nenhum. Muitas vezes praticavam falas absurdas e transfóbicas e eu com muita paciência ainda ensinava a pessoa. Muitos falam que tenho que fazer 'tal coisa' senão vou ficar parecendo travesti. Meu amor, eu sou travesti, eu sou trans. Ta tudo bem eu parecer o que eu sou !!! Temos indígenas, negras, loiras, temos diversos tipos de mulheres e eu sou uma delas. Sou trans" afirmou a influenciadora, completando seu raciocínio em seguida:
"Tudo bem eu parecer trans. Isso não me faz menos e nem mais mulher. 'Vc não tem útero' oxi, qts mulheres nascem sem utero?! Nem todas mulheres tem 10 dedos. Nem todas mulheres tem mão, nenhuma mulher é igual a outra!!! Somos todas únicas. Minha alma é de mulher!!!".
Ainda durante o seu extenso e forte relato, Maya, que reuniu na publicação algumas fotos de momentos não mostrados de sua transição, incluindo aplicações de hormônio, procedimentos faciais e consultas médicas, ainda abordou o fato de sempre estar usando looks de grife, o que também tem sido alvo de críticas na web.
"E Deus me fez assim para eu ensinar amor e respeito p muitas pessoas. Deus não é a favor do ódio, do câncer, da fome, da ruindade. 'Mas Deus fez o homem e a mulher' meu amor, quem usa desse discurso, anos atrás diria que negros e indígenas não tinham alma. Antigamente a discriminação e exclusão de negros e indígenas foi usada para justificar a escravidão.", disparou.
"Ao questionar a identidade de uma mulher, jogamos ela na discriminação, na violência, na marginalização. Nossa luta diária de mulheres trans é uma extensão das lutas históricas contra racismo e colonização, entre muitas outras. Muitos se incomodam deu não estar militando 24h por dia e estar postando looks caros. Q te incomoda? Eu ser uma mulher trans com esses looks caros e não estar no lugar de marginalização que vc quer me colocar?", ressaltou Maya.
Por fim, Maya Massafera confessou que ser mulher trans é um grande prazer: "Te incomoda uma mulher trans ter esses privilégios? Temos que cobrar dos nossos políticos!!! A dignidade e os direitos humanos não devem ser limitados por preconceitos. Ser mulher não e fácil, ser mulher trans é mais difícil ainda. Mas como é prazeroso".
Veja as fotos de Maya na galeria!