Maya Gabeira passou por um grande susto na manhã desta segunda-feira (28). Ela sofreu um acidente enquanto surfava em uma onda gigante na Praia do Norte, na região de Nazaré, em Portugal. Em conversa com Purepeople, a mãe da surfista, a estilista Yamê Reis, diz que a filha já está se recuperando.
"Nos falamos duas vezes e ela está fora de perigo. A Maya só quebrou o tornozelo (com o impacto na água) e engoliu um pouco de água. Foi um susto horrível, mas já passou, graças a Deus", comemora Yamê. "Ela está internada no hospital em observação porque é importante monitorar o pulmão. Mas ela está feliz porque conseguiu surfar".
Maya, de 26 anos, estava tentando quebrar o recorde do norte-americano Garrett McNamara, que entrou para o Guinness Book, o livros dos recordes, ao surfar uma onda de 78 pés (24 metros - equivalente a um prédio de oito andares), em 2011. A surfista caiu da prancha e estava inconsciente quando foi retirada da água por um jet ski.
"A equipe dela estava estudando essa onda havia muito tempo. Só que hoje o mar estava muito grande. Como eles têm um grupo de resgate, conseguiram retirá-la a tempo e deu tudo certo no final", conta Yamê.
Maya está há duas semanas em Portugal com os surfistas Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby, marido de Luana Piovani. Com a internação, ela ficará hospitalizada por pelo menos mais 12 horas e voltará ao Brasil apenas quando os médicos a liberarem.
Em sua conta no Instagram, Maya agradeu o carinho dos fãs. "Obrigada pelo carinho de sempre! Um tornozelo quebrado, mas nada a mais! Me recuperando bem... Continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta", escreveu ela.
Filha caçula do ex-deputado federal Fernando Gabeira, Maya ela é considerada uma das principais big riders (surfistas de ondas gigantes) do mundo. Entre seus títulos estão um ESPY Awards (2009), considerado o "Oscar dos Esportes", e cinco títulos mundiais de ondas gigantes (2007/2008/2009/2010/2012). A prática arriscada deixa marcas. A jovem já quebrou o nariz dez vezes.
(Por Anderson Dezan)