O primeiro capítulo do "Masterchef Brasil", além de apresentar os 16 participantes da temporada e causar nas redes por causa da estreia com "jogo da discórdia", também apresentou as primeiras alfinetas dos jurados. Genesca, que quase foi eliminada, chegou a chorar depois de apresentar um prato ao chef Erick Jacquin.
Como tinha sido penalizada na prova anterior por ter tido um dos dois piores resultados, Genesca teve cinco minutos a menos para o desafio da eliminação. Assim, ao chegar na bancada para apresentar o próprio prato, a participante já se desculpou. Em reação, Jacquin rebateu.
"Como você sabe [que não está bom]?", indagou o chef francês. Genesca, que é pisciana, tentou se defender: "Eu sou cozinheira. Tá ali, tá escrita, tá totalmente fora do ponto", argumentou, referindo-se à carne do prato.
Erick Jacquin analisou e concordou: "Isso aí parece que a carne está viva! Ela tá pronta pra conversar. A massa está crua também. O purê era pra ser mais cremoso um pouco. Parabéns, olha a porta atrás. Está lá esperando você", esbravejou o jurado.
Ao ouvir as palavras, a cozinheira tentou segurar o choro, mas acabou indo às lágrimas ao deixar a bancada e encontrar Ana Paula Padrão, apresentadora do reality (que costuma ser elogiada nas redes). "Eu não quero ser fraca, eu não sou uma mulher fraca. Eu não vou embora", garantiu Genesca, nervosa.
Genesca quase foi eliminada do programa, sendo salva apenas porque Fernanda apresentou o pior prato na prova de eliminação. Ambas as participantes já tinham se saído mal no primeiro desafio, quando receberam a penalização de ter de fazer a próxima receita (a da eliminação) com cinco minutos a menos do que o restante dos cozinheiros.
Vale lembrar que, ao todo, seis chefes corriam o risco de deixar a competição. Dois deles eram Fernanda e Genesca, enquanto os outros quatro tinham sido indicados pelos participantes que fizeram os melhores pratos da primeira prova.