O "Masterchef Brasil 2022" começou já com novidades. Além de apresentar os 16 participantes da temporada, a dinâmica do primeiro episódio surpreendeu o público com uma espécie de "Jogo da Discórdia", formato que tem o objetivo de gerar atrito entre os cozinheiros e teria sido inspirado no "BBB". A apresentadora Ana Paula Padrão explicou cada detalhe.
O incentivo à inimizade teve início logo após a primeira prova, que aliás envolveu pratos típicos de diferentes regiões do Brasil. Os participantes recebiam uma caixa com pratos variados, todos vinculados às suas origens, mas precisaram trocar o desafio com os colegas, acabando com receitas que jamais tinham ouvido falar.
Assim, após a dinâmica, os quatro destaques positivos, Renato, Adílio, Melina e Daniel, escolheram quem deveria ir para a eliminação do programa. Adílio escolheu Jason, Melina votou em Paraskevi e Daniel optou por Rafael (veja os signos dos participantes).
Já Renato, que ganhou a melhor na prova de pratos típicos, pôde escolher alguém para tentar se salvar da eliminação. Ele elegeu Fernando para a tarefa, que por sua vez precisou desafiar alguém para ir com ele para a prova de "salvação". Fernando escolheu Bruno, que venceu o desafio e escapou da berlinda.
Somando-se a Fernando, Paraskevi, Rafael e Jason, os jurados Helena Rizzo - que ficou constrangida em nova temporada -, Erick Jacquin e Henrique Fogaça elegeram Fernanda e Genesca como as piores performances da prova de pratos típicos. Ambas foram penalizadas, perdendo cinco minutos na disputa de eliminação e Fernanda acabou eliminada.
A espécie de "Jogo da Discórdia" do programa não passou despercebido para o público, que chegou a elogiar a mudança na dinâmica de eliminação. "Masterchef mostrando como se faz um jogo da discórdia. Você quer, BBB?", começou um internauta no Twitter. "Jogo da discórdia no Masterchef, o entretenimento", divertiu-se outro.
Já outros avaliaram a mudança como ruim: "Tá tudo incrível! Só acho que quem foi bem na primeira prova não deveria decidir quem vai ou não pra eliminação. Quem é destaque positivo se salva, e todos os demais deviam cozinhar na eliminação, é o justo", avaliou mais uma.