O Grammy Awards 2022 anunciou os vencedores de suas 86 categorias neste domingo (3). A cerimônia foi marcada por uma homenagem à Marília Mendonça. Em um dos momentos mais emocionantes da noite, a cantora foi lembrada no vídeo "in memoriam", em que aparecem todos os artistas mortos durante o último ano.
Marília Mendonça foi vítima de um acidente aéreo aos 26 anos. As músicas da sertaneja arrebataram o Brasil com letras e melodias intensas e românticas.
O momento chamou atenção dos fãs da artista nas redes sociais. "Você é eterna", escreveu um usuário no Twitter. "A dor que eu senti quando apareceu a foto da Marília Mendonça no telão do Grammy, eu ainda não acredito que ela se foi", afirmou outro. "Marília Mendonça sendo homenageada no Grammy. Que saudade a rainha da sofrência faz!", disse uma terceira.
Em 2019, Marília Mendonça venceu o Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja por "Todos os Cantos". No último ano, ela concorria ao lado de Maiara & Maraisa com "Patroas". O anúncio do resultado foi feito dias após a morte da cantora e não foi pela premiação do projeto.
O Brasil também foi destacado durante o Grammy com a premiação da pianista Eliane Elias. A paulista de 62 anos venceu a categoria "Melhor Álbum de Jazz Latino" pela 2ª vez pelo trabalho em "Mirror Mirror".
Aos 19 anos, Olivia Rodrigo ganhou o prêmio de revelação do ano. Na mesma premiação, ela foi escolhida anteriormente a vencedora em "Melhor Performance Pop". Segundo o site Pichfork, Olivia é a segunda artista mais jovem a ser indicada nas quatro principais categorias do Grammy.
O Foo Fighters, que cancelou a sua apresentação no Grammy após a morte do baterista Taylor Hawkins, também foi destaque com três prêmios. O músico foi homenageado com um vídeo durante o evento.
A dupla Silk Sonic ganhou os prêmios "Melhor Canção" e "Melhor Gravação do Ano" com "Leave The Door Open". O humorista Louis C.K ganhou Grammy na categoria "Melhor Álbum de Comédia" com o projeto "Sinceramente Louis C.K".
Trevor Noah, um dos apresentadores do Grammy 2022, fez uma piada usando uma referência a Will Smith, autor do tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia do Oscar. "Vamos ouvir música, dançar, cantar, manter os nomes das pessoas fora de nossas bocas e distribuir prêmios durante toda a noite", disse o humorista durante a abertura da premiação.
De acordo com o jornal britânico "The Mirror", os organizadores do Grammy pediram diretamente para que os artistas "se comportem" durante a cerimônia, sob risco de terem seus prêmios retirados.