"Traição pra mim é uma palavra fortíssima que tem a ver com lealdade, caráter, ou até mesmo com a falta de caráter. Pra mim é quando de alguma maneira você comete uma falta de caráter em relação a outro. Isso é diferente de fidelidade, que é um conceito inventado e não é condizente com nossa condição humana".
Maria afirma que valoriza o respeito e a sinceridade nos seus relacionamentos: "É claro que tudo depende da sua relação com a outra pessoa, da situação, de como tudo acontece. Traição para mim seria mais a mentira mesmo, a ausência de caráter. Não ser leal. É como aquela história da Frida Kahlo para o Diego Rivera. Você pode até ser infiel, mas não seja desleal. Eu prezo muito mais a lealdade e a fidelidade. É isso".
Além de atuar, a atriz também é fã de música, dança e gosta de escrever poemas. "Eu sempre tive um mundo subjetivo, uma imaginação muito presente. Meu mundo interior sempre foi muito fértil, muito criativo. A primeira forma que eu encontrei de transcrever a minha subjetividade foi através da escrita".
Questionada sobre novos projetos, ela diz que gostaria de fazer um filme, mas deixa claro que seu foco atual é "Amor à Vida".
"A novela é um baita de um aprendizado diário, mas que me consome muito. Acho que depois da novela adoraria finalmente fazer cinema. Mas meu tempo hoje está totalmente tomado. E quando eu me dedico a alguma coisa, eu entro com corpo, alma e coração".