Só foi Marcos Palmeira se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) que começaram as especulações de que o ator iria se candidatar ao governo estadual do Rio de Janeiro nas eleições de 2014. Em nota enviada à imprensa por sua assessoria, ele, no entanto, nega a informação.
Segundo Palmeira, sua filiação serviu apenas como apoio à ex-ministra Marina Silva, que recentemente não conseguiu a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a criação de um novo partido político, a Rede Sustentabilidade. Com a não aprovação do TSE, a Rede montou uma coligação com o PSB.
"A filiação ao partido foi um ato simbólico de apoio à Rede! Não estive com o governador (de Pernambuco) Eduardo Campos e nem fui convidado a ser candidato a nada, apenas participo das discussões com Marina Silva na Rede por um Brasil novo", esclareceu o ator, no comunicado.
A possível candidatura de Marcos Palmeira foi divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo". De acordo com a publicação, o artista teria sido sondado por Eduardo Campos para disputar as eleições. O plano seria montar uma candidatura "pop", com um nome forte e novo.
"Achei engraçada (a ideia de lançarem uma candidatura pop), mas acho que não é por aí. Ainda temos que achar esse nome para o Rio. Acho que tem que ser uma pessoa mais preparada. O Rio é um buraco quente, uma estrutura complexa, não sei da onde partiu isso", disse Palmeira, em entrevista ao jornal "O Globo".
Mesmo negando os planos para 2014, o ator confessou que chegou a pensar na possibilidade de um dia entrar na disputa política. "Não está nos meus planos, mas eu passei a pensar nisso, no que eu poderia ser. Pro Senado? Talvez, mas não é o meu perfil", disse. "Sou um artista, não quero me misturar com política partidária. Acho que posso ajudar de formas muito mais interessantes".
Marcos Palmeira é ligado às causas ambientais e defensor da chamada agricultura orgânica. Nela, os alimentos - de origem vegetal e animal - são produzidos sem a utilização de produtos químicos.
Ele possui uma fazenda no interior do estado do Rio de Janeiro que segue essa prática e os alimentos cultivados nela são vendidos em uma loja do ator localizada no bairro do Leblon, na capital fluminense.
Aos 50 anos, o artista está atualmente de férias, após o fim das gravações de "Saramandaia". Na trama, ele interpretou o personagem Seu Cazuza, que colocava o coração para fora pela boca sempre que ficava nervoso.
Marcos Palmeira chegou a ser escalado para "Em Família", próxima novela das nove, mas pediu para deixar o elenco porque estava emendando muitos trabalhos seguidos.