O iluminador já se estabeleceu como um dos produtos de maquiagem preferidos pelas mulheres durante o preparo da pele. E as razões são muitas! Além de dar um glow especial ao rosto, ele é muito versátil e pode ser usado em todas as estações do ano, conferindo diferentes efeitos à produção. O Purepeople conversou com o maquiador Lú Ramos, do Espaço Boutique Lú Ramos, para descobrir como aplicar o iluminador em diferentes tons e formatos de rosto.
Diferentes tons de pele pedem diferentes cores de iluminador, certo? É o que afirma o beauty artist Lú Ramos. De forma geral, a principal dica na hora de escolher um iluminador é se guiar pela sua cor de pele para que a aplicação do produto seja a mais natural possível. Segundo ele, tons frios e rosados são ideais para peles claras. As morenas, por sua vez, combinam muito bem com cores puxadas para o dourado. "Já para as mulheres de pele negra, tons acobreados funcionam melhor", afirma o maquiador.
É preciso saber onde iluminar. Para quem tem rosto oval, o ideal é aplicar o iluminador no centro do rosto - e desviar a atenção de outros atributos mais marcados, como testa e queixo. "O que também ajuda é fazer um contorno usando blush em tom mais escuro nas áreas em que você deseja suavizar", explica o profissional.
No caso de rostos redondos, Lú indica começar passando o combo blush + bronzer em direção às têmporas para afinar e alongar a face. Depois, o iluminador entra para destacar as seguintes regiões: queixo, nariz, testa (de forma suave) e abaixo da sobrancelhas.
Mulheres com esse formato costumam ter rostos mais longos e estreitos, com uma estrutura mais rígida. Por isso, o maquiador aconselha aplicar um blush mais escuro nas têmporas, no queixo e nos ossinhos próximos às orelhas. Em seguida, vale destacar algumas áreas com o iluminador como meio da testa (fazendo um triângulo invertido), alto do nariz, centro do queixo e abaixo dos olhos.
Em rostos triangulares, o maxilar tende a ser mais largo enquanto a parte de cima é estreita. Nesse caso, a dica do expert é passar o mesmo tom mais escuro de blush nas têmporas para diminuir a largura da testa e um pouco na ponta do queixo, de forma a equilibrar as maçãs do rosto. Já o iluminador entra na região da testa, sob os olhos e no queixo.
Para o profissional, uma forma de não errar é começar nas têmporas em forma de "C" e, depois, distribuir o iluminador suavemente no osso do nariz. Independente do formato de rosto, a escolha por essas áreas é estratégica: com a movimentação do dia a dia, essas regiões ficam em evidência devido ao reflexo causado pela luz solar segundo o expert.
(Por Bruna Vilar)