A maquiagem é uma grande aliada na hora de realçar traços do rosto e valorizar a beleza de cada mulher, dando um up no visual com alguns truques certeiros, como é o caso do uso do iluminador. E, se o seu desejo é afinar um pouco o rosto, o contorno é a opção ideal! Para você aprender a fazer o passo a passo em casa, o Purepeople conversou com o make up designer Anderson Bueno. Vem ver!
O primeiro passo para fazer o contorno é higienizar a pele com sabonete e/ou tônico. Para o maquiador, só isso já basta. O uso de hidratante por baixo da maquiagem, geralmente indicado para deixar a base mais fluida e com uma aparência leve, não é recomendado pelo especialista: ele pode interferir na durabilidade da produção. A dica é priorizar maquiagens que já são hidratantes ou vêm com filtro solar.
Saber quais são os pincéis ideais para a técnica faz toda a diferença na hora de fazer o contorno. O expert aconselha usar dois formatos distintos: língua de gato e Kabuki (ou algum outro de fibra dupla). O primeiro é ideal para aplicar o produto, enquanto os demais são úteis para esfumar. Em relação às bases, Anderson tem preferência pelas compactas (Duo Cake ou Paint Stick), mas assegura que os modelos líquidos também cumprem a função e entregam o efeito desejado. "Você só precisará ter um pouco mais de precisão para não manchar a pele", afirma. Conforme já indicamos, para quem tem pele oleosa a escolha da base certa é fundamental.
Independentemente do seu tom de pele, o make up artist defende que a regra é única: os produtos escolhidos devem estar o mais próximo possível da sua cor. A lógica do contorno é alternar entre tons claros e escuros que irão, respectivamente, iluminar/ressaltar as áreas escolhidas e aprofundar regiões específicas - criando um efeito de luz e sombra.
Segundo Anderson, o fundamental é focar nas têmporas e na região entre o osso zigomático e o maxilar (as famosas maçãs do rosto) ao fazer o contorno. Para chegar ao resultado ideal e conseguir um rosto mais fino, é fundamental investir nesses três pontos. Por outro lado, para quem busca um aspecto mais natural, a dica do expert é dar um leve destaque às maçãs - seja no rosto quadrado, redondo ou oval.
Tons claros devem ser aplicados na testa, no centro do nariz e no queixo. Os mais escuros, por sua vez, funcionam bem nas têmporas, maçãs do rosto e laterais do maxilar. Vale ressaltar que esses devem ser um ou dois tons acima - isto é, mais escuros - que a cor da sua pele. "Aí é só esfumar da mais para para a mais escura", explica. Nas outras regiões do rosto, onde os produtos não foram aplicados, o beauty artist recomenda utilizar a base no tom exato da pele.
(Por Bruna Vilar)