A base é um dos produtos essenciais para criar uma maquiagem fique perfeita! É ela que vai esconder todas as imperfeições e uniformizar o tom da pele para que o look fique o mais perfeito possível. Só que existem alguns truques e dicas que podem potencializar o efeito da base e te ajudar na hora da escolha da cor e da aplicação. Confira!
Uma das dicas principais em relação à base de maquiagem é nunca testar a cor do produto no dorso do mão. Apesar desse hábito ser supercomum, ele pode te confundir: é que a cor das mãos é bem diferente da cor do rosto. Por isso, a dica quando for comprar o item é sempre testar no rosto, preferencialmente no maxilar. Dessa forma, você aplica duas ou 3 cores e observa a que melhor se encaixa no seu tom de pele.
Para deixar a base perfeita na pele, o truque é aplicar com um pincel do centro do rosto para fora, em movimentos circulares direcionados para baixo. Se você prefere aplicar com esponjinhas de make, a dica é dar batidinhas, em vez de arrastar o produto pelo rosto. Essas formas evitam que os pelinhos do rosto se levantem e fiquem evidentes.
Mesmo que você tenha comprado a base na cor certa, pode acontecer da pele do seu rosto ficar mais clara ou escura para o produto. Isso pode acontecer quando estamos em estações do ano diferentes - aquela base que você comprou no verão pode ficar escura no seu rosto durante o inverno e vice-versa. Mas fique tranquila e não jogue a base fora! A dica é fazer misturinhas com outras bases ou até mesmo corretivos até alcançar sua cor.
Se você não conseguiu fazer misturinhas com a base, fique tranquila que ainda dá para tirar proveito do produto de outra forma: ela pode servir para o contorno! A base mais clara, por exemplo, pode ser aplicada abaixo dos olhos, para iluminar, no ossinho do nariz e acima dos lábios. Já a base mais escura pode servir para esconder imperfeições, como marquinhas de sol ou espinha.
Muita gente adora fazer uma segunda camada de base, mas o resultado acaba ficando artificial. Para que a pele fique perfeita, uniforme e com aspecto natural, você até pode aplicar uma segunda camada, mas somente nas áreas do rosto que realmente precisarem de mais produto. Se você sentir que a zona T pode ficar oleosa ao longo do dia, aplique mais base na testa, no nariz e no queixo. Já se as bochechas precisam de mais base para esconder imperfeições, aplique o produto somente nessas áreas.
Se você quer usar aquela base de alta cobertura no dia a dia mas acho que o efeito fica pesado demais, um truque é misturar o produto com um creme hidratante para deixar o produto mais fluido. Quem tem a pele oleosa pode lançar mão desse truque usando um pó compacto ou translúcido por cima - para segurar a oleosidade ou deixar a base mais fluida com um produto chamado diluidor.
(Por Beatriz Doblas)