Fazer uma maquiagem no Halloween é ideia perfeita na falta de uma fantasia ou, claro, para compor um visual completo de Dia das Bruxas. A make de caveira mexicana, símbolo que é utilizado nos rituais do Dia dos Mortos, no México, é ultrafeminina e garante o toque de horror que a festa pede. Já a make de palhaça com sangue na boca é assustadora e misteriosa na medida certa. Para as mais práticas, makes com detalhes clássicos de Halloween, como as teias de aranha, são uma boa opção. Confira os tutoriais da expert em make e aprenda a fazer em casa!
A maquiagem de caveira mexicana é, talvez, a mais artística de todas por causa da pele superclara e por preencher rosto e pescoço completos. Mas na falta de produtos profissionais, a dica da maquiadora é criar o efeito com bases de make mais claras, preparando a pele da forma correta. "Pode limpar o rosto com água micelar e usar o hidratante de sua preferência. Prepara o rosto com base, pode ser a base com 1 ou 2 tons mais claros, e sela com um pó de dois tons mais claros para conseguir esse efeito de pele pálida. O ideal é usar um pó translúcido branco, se não quiser usar um pó compacto", indica Juliana Rodrigues. Depois, para fazer os desenhos da caveira, bastam dois produtos. "Um lápis de olho ou delineador em gel e um batom vermelho. Para uma durabilidade maior, indico o delineador em gel, porque é um produto que não transfere tanto quanto o lápis. Comece circulando em volta dos olhos, faz o contorno no formato de ondinha no círculo e, depois, vai desenhando o restante da caveirinha no rosto. Para as partes vermelhas, use o batom vermelho, preferencialmente matte, que tem uma transferência menor".
A maquiagem de palhaça pode ter um toque assombroso para o Dia das Bruxas! Juliana ensina que a preparação de pele com limpeza, hidratação, base, pó e corretivo é feita como em toda maquiagem, e os desenhos de triângulo podem ser feitos com lápis de olho ou delineador em gel. "Vai contornar os olhos e fazer os formatos de triângulos acima das sobrancelhas, pegando parte delas, e abaixo dos cílios inferiores, como se fosse na área do corretivo", ensina a expert, lembrando que não é bom abusar de corretivo na área das olheiras para não alterar a cor do lápis preto. Depois, para a boca, a dica é usar um batom preto ou o próprio lápis preto, na falta do item. Por fim, para conseguir o efeito de sangue, a expert ensina o truque. "Pode fazer uma mistura de mel com corante alimentício vermelho e um pouco de achocolatado em pó para alcançar o tom exato e ficar um sangue comestível, caso não tenha acesso a um sangue falso profissional", ensina. Já o detalhe vermelho do nariz de palhaça pode ser feito com batom vermelho matte.
Para quem curte uma maquiagem mais simples e minimalista, vale apostar nos looks com detalhes só em partes do rosto, como teia de aranha. Segundo a maquiadora, a preparação de pele é a tradicional, com base, corretivo, pó e contorno, mas vale dar uma atenção especial à make dos olhos. "Pode aproveitar a ocasião para arrasar num esfumado preto. No cantinho externo dos olhos, fazer o desenho de teia com um lápis de olho preto e, nas pontinhas da teia, pode colar pequenas pedras de strass com cola de cílios postiços", ensina. Nos lábios, está liberado apostar em qualquer uma das três cores favoritas do Dia das Bruxas. "Os tons ideais para o Halloween são o vermelho, o roxo e o preto".
(Por Beatriz Doblas)