Rosa, amarelo, verde, vermelho, roxo... As cores expressam sentimentos e conseguem dar vida ao que colorem. Na moda, principalmente, elas têm um papel muito importante e são escolhidas como tendência de acordo com as inspirações do street style. Para o ano de 2018, Fernando Torquatto revela que o verde e o ultra violet são as apostas, especialmente na maquiagem. Dominando todos os segmentos, dos cabelos coloridos até as maquiagens, elas podem servir como força de expressão. "Assim como a brincadeira da cor, hoje em dia, não é só porque está na moda. É para mostrar uma liberdade criativa que as mulheres estão podendo ter, se enfeitar e se manifestar", justifica o maquiador.
O ultra violet foi escolhida pela Pantone como a cor do ano e é democrática assim como o azul, servindo para todos os estilos de pele e cabelos. "Desde o lavanda, lilás mais clarinho, até o mais profundo. É uma cor que fica bonita em loira, em morena, funciona para todo mundo", garante o profissional. O tom está presente em todos os produtos de maquiagem, afirma Toquartto: "Nesse momento, está nos lábios, nos olhos, nos delineadores, em máscara para cílios e em sombras." Por ser um pigmento forte que não combina com qualquer cor, é preciso ter cuidado e atenção para não errar na beauté. A dica é aplicar a cor em um só local e usar tons mais suaves em os outros. "Quando for usar um lábio mais dramático, é de bom senso economizar nos olhos, porque fica um pouco dramática demais e meio vampira", aconselha: "Tem que tomar cuidado, principalmente com o violeta, que lembra muito o Halloween. Então, quando for fazer um olho muito preto e uma boca muito roxa, se não tomar cuidado, vai parecer que é Halloween."
Brincadeiras à parte, Torquatto sai na defesa do roxo e antecipa uma tendência: "É uma cor linda, sofisticada, que combina com vários tons do inverno, mas vai migrar para o verão com certeza. Vai ter outra configuração no verão, mais delicada, mais suave, um pouco de cintilância, mais crash e com mais leveza." E para quem não curte a tendência do ultra violet, a solução é se jogar no verde. Em diferentes tons, a cor esteve muito presente nas passarelas e, assim como o roxo, não se limita aos olhos. "Outra cor que também estou identificando como muito forte é o verde. O verde, desde o esmeralda, o bandeira, até o acqua, que é aquele verde quase azul", identifica Fernando Toquartto. O maquiador ainda esclarece qual foi o motivo que alavancou esses tons durante as estações quentes: "Aquela coisa meio sereia já no verão. Está vindo muito forte em delineadores."
(Por Fernanda Casagrande)