A jornalista Maju Coutinho será pela primeira vez âncora da transmissão dos desfiles de Carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro, posto que pertencia à Fátima Bernardes até 2020. Paulistana, ela estudou a fundo a folia carioca e também já conheceu os bastidores da festa.
Para isso, a apresentadora teve ajuda de Alex Escobar, com quem divide os bastidores no "Fantástico" - programa no qual estreou em novembro - e agora no Carnaval. "A gente ficou quase um mês visitando os barracões, às terças e quartas-feiras. Alex é um parceiro incrível, entende muito de Carnaval, ama os desfiles e é divertidíssimo", conta ao Purepeople.
"Entre uma risada e outra, vamos absorvendo o máximo que a gente pode em cada tarde que temos passado visitando barracões na Cidade do Samba", acrescenta Maju.
+ Saiba também: qual é ordem dos desfiles do Rio de Janeiro?
Dona de produções inspiradoras à frente da revista eletrônica dominical com Poliana Abritta, a global está acertando os últimos detalhes de seu figurino com a equipe e dá um 'spoiler' sobre os outfits.
"O estilo do carnaval está sendo decidido na semana em que estou respondendo a essa entrevista, mas sei que terá brilho", conta.
+ Veja aqui lista de itens de makes imperdíveis para usar no Carnaval!
Maju ainda explica que não teve nenhuma preparação física ou em sua rotina para o novo desafio. "Estou me exercitando, me alimentando bem e ainda não alterei a escala do sono, mas acho que será tanta adrenalina que só sentirei sono depois da transmissão", conta a global de 43 anos.
De acordo com a apresentadora, sua ligação com a festa popular é antiga. "Eu ia à quadra da Nenê de Vila Matilde e, mais do que da passarela do samba, da avenida, eu tenho a memória da quadra, da bateria pulsante, aquela comunidade lá do bairro da Penha, que era mais Penha do que Vila Matilde, e eu lembro muito da sensação de pertencimento àquela comunidade. Isso é o inesquecível do meu Carnaval", conta Maju, que mostrou habilidade ao tocar tamborim em visita à Grande Rio.
Em 2022, boa parte das escolas da capital carioca vai trazer enredos ligados à personalidades negras e ao combate do preconceito, o que conquistou Maju. "O carnaval é a maior expressão da cultura brasileira, uma atividade que traz ancestralidade, força, raiz, negritude; acho que é importante porque representa a nossa cultura no Brasil e no mundo", diz.
O Carnaval está no DNA do povo brasileiro, e importante que vibre, exaltes e dê protagonismo a essa ancestralidade preta
E a trajetória marcada por novas fases na carreira em um curto espaço de tempo também foi comentada por Maju. Depois de assumir o Jornal Hoje em outubro de 2019, ela migrou para o Fantástico em novembro de 2021, com a saída de Tadeu Schmidt para comandar o "BBB 22".
"A Maju do JH pavimentou o caminho para o Fantástico. Comandar sozinha, um telejornal que passou de 45 para 85 minutos, em plena pandemia, em um momento de tensão para humanidade, foi desafiador", afirma.
Ela aponta, por fim, que sua realização profissional está diretamente ligada ao afeto vindo do público. "Eu sou do tipo "Deixa vida me levar, vida leva eu...". Minha intenção é me comunicar bem e atingir as mentes e os corações das pessoas levando informação útil, leveza, diversão, reflexão e novos olhares. Todo espaço de comunicação que me ajudar a cumprir esse objetivo fará com que eu me sinta realizada", diz Maju Coutinho.