Candidato à presidência nas eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, deu uma entrevista a William Bonner e Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional" desta segunda-feira (22). Assim como a entrevista de Bolsonaro gerou expectativa e agitou a web, a participação de Lula na sabatina da Globo gerou bastante repercussão - das mais hilárias às mais calorosas - nas redes sociais.
Os eleitores do candidato Lula não pouparam nos comentários criativos e divertidos para exaltar a sua participação na entrevista da Globo. O termo "Que homem", em referência ao ex-presidente, ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter.
"Gente, ele faz analogia com futebol, fala 'a língua do povo' e logo em seguida cita Paulo Freire! Que homem maravilhoso', escreveu um usuário do microblog. "Curso Lula para provas orais. Que oratória. Que homem", escreveu outro. "Foi um golaço, mesmo nervosa assistir. Parabéns a esse homem maravilhoso. QUE HOMEM", reforçou outra.
Um clique feito pelo fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert, exibindo a gravata momentos antes de da entrevista viralizou em tom divertido nas redes sociais com a música I Got You (I Feel Good), de James Brown.
"Bonner já tá chamando Lula de presidente. E eu também", tuitou Bruno Gagliasso durante a entrevista de Lula ao "Jornal Nacional". Em seguida, o ator pediu: "Deixa o homem falar mais uma meia hora, Bonner!!! Vai Renata, deixa!!!".
No Twitter, alguns usuários criticaram a postura de William Bonner e Renata Vasconcellos ao entrevistar os candidatos Lula e Bolsonaro: "Só faltou o Bonner e a Renata ter vestido trajes vermelhos", escreveu um internauta. "Bonner e Renata, se comparar com a entrevista com Bolsonaro, foram omissos!", reclamou outra.
"A narrativa dos Bolsonaristas é dizer que Bonner e Renata foram mais duros com Bolsonaro. Isso é mentira! Bolsonaro se perdeu na entrevista, chamou Bonner e Renata de mentirosos, com perguntas que todo mundo sabe que são verdades. Bolsonaro que foi agressivo desde o primeiro momento", escreveu mais um usuário do microblog.
Alguns usuários ainda desconfiaram das cores presentes no calçado da jornalista Renata Vasconcellos durante a entrevista.
Nas redes sociais, alguns internautas elogiaram a didática de Lula. "Lula criou o Bolsa Família, que tirou 36 milhões de família da extrema pobreza", escreveu um. "Lula dando show", elogiou outro.
"Lula lembra que reduziu a inflação, reduziu a dívida, fez reserva e ainda emprestou dinheiro para o FMI. Além de ter feito a maior política de inclusão da história do Brasil", pontuou um terceiro sobre o candidato à presidência, convidado por Anitta para participar de podcast.
A mulher de Lula, Janja, com quem o candidato Lula se casou este ano, até brincou através de um post no Twitter sobre a participação do marido no "Jornal Nacional": "Desconfio que meu marido não vai querer jantar hoje. Já está satisfeito".
A participação de Lula no "Jornal Nacional" também foi comentada por diversos famosos. O casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, por exemplo, mostrou no Twitter que estavam assistindo no carro o telejornal. "Nosso date", escreveu o pai de Títi, Zyan e Bless.
Deolane Bezerra também reagiu à sabatina na mesma rede social. "Sabedoria e humildade! 13", escreveu a advogada e cantora, cotada para participar de "A Fazenda 2022". Os ex-BBBs Gil do Vigor eGleici Damasceno também se manifestaram.
"Eu tô tão louca pra votar 13 que estou treinando no microondas #LulaNoJN", contou a campeã do "BBB 18". "É Lula! É 13", exclamou o ex-"BBB 21", um dos convidados para o casamento de Lula e Janja, realizado em maio deste ano.
Ainda de acordo com a colunista Bela Megale, Lula realizou um treinamento com os advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins para tratar de temas controversos, como a prisão e as acusações na Operação Lava-Jato. Os demais assuntos tiveram contribuição dos coordenadores de campanha, de política e de comunicação do presidenciável.
Por fim, a equipe de Lula avalia a participação de Bolsonaro no "Jornal Nacional" como positiva e acredita que ele "não perdeu" com a entrevista, segundo a jornalista do O Globo. O principal objetivo é fazer o candidato crescer nas pesquisas e aumentar as chances de uma vitória já no primeiro turno.