Em 1972, dois imigrantes espanhois vindos da cidade de Santiago de Compostela, capital da região de Galiza, investiram no sonho de fundar um restaurante. Mais de 50 anos depois, o estabelecimento se tornou cenário de um dos assuntos mais comentados no mundo das celebridades: foi no banheiro de lá, dizem colunistas e internautas, que Luísa Sonza foi traída pelo então namorado Chico Moedas.
O Purepeople conversou com Raoni Rabello, um dos proprietários do estabelecimento, quase uma semana depois da polêmica. De cara, ele já alertou: "A gente viralizou, mas não sabe nem se o ocorrido foi lá mesmo". Fato ou não, o burburinho impactou positivamente o caixa do Sat's: a unidade de Botafogo teve um aumento em torno de 20% no faturamento após a repercussão.
"Muita gente procurando, conhecendo a casa, indo ao banheiro, batendo foto, fazendo piadinha em torno disso", revela Raoni.
O impacto do caso Sonza-Moedas é notório: as outras duas unidades, localizadas na Barra da Tijuca e em Copacabana, também registraram aumentos, mas aquém do de Botafogo, onde a traição teria supostamente ocorrido.
Para Raoni, a avaliação é só positiva e nem mesmo a menção de Luísa a um "banheiro sujo" atrapalhou o estabelecimento. "Na internet, todo mundo fala o que quer. Tem sempre pessoas criticando, mas o índice de pessoas defendendo a casa e falando bem foi muito maior. Desse fato específico, foi uma coisa muito bacana pra gente", comenta o proprietário.
O Galeto Sat's ficou sob administração dos fundadores espanhois até 2010, quando Raoni e a família se tornaram proprietários. O local é conhecido por pratos como pão de alho com queijo coalho, coração de galinha, barriga de porco na brasa e, claro, os galetos. Entre os frequentadores famosos, estão Fred, ex-centroavante do Fluminense, e o casal Arlindo Cruz e Babi.
"Nós éramos clientes, morávamos em frente. Hoje, somos quatro sócios: eu, meus pais e minha irmã. É uma empresa familiar. Aí a gente transformou, ampliou o Sat's e, hoje, tem três unidades", celebra o empresário.
Passada a polêmica, Raoni e os familiares pretendem manter o padrão de qualidade que transformou o Sat's em point na Zona Sul carioca para fidelizar os novos (e curiosos) clientes. "A gente tem um índice de conversão bem alto entre as pessoas que vão. Agora é continuar com o trabalho sério, tratando bem as pessoas, acolhendo bem todo mundo. O Sat's é um espaço muito democrático", ponderou.