Na novela 'Terra e Paixão ', Lucinda (Debora Falabella ) levará um tiro a mando de Antônio (Tony Ramos ) e ficará entre a vida e a morte. As cenas irão ao ar no capítulo de 6 de janeiro.
As semanas finais de 'Terra e Paixão' serão de pura tensão, e a vítima da vez será Lucinda. A presidente da cooperativa sofrerá um atentado planejado por Antônio, que se vingará de Marino (Leandro Lima ) em cima de sua mulher.
Depois de um casamento atordoado, com direito a fuga por medo de ser pisoteada por vacas, a presidente da cooperativa será vítima da maldade do fazendeiro. Isso porque o delegado prenderá Antônio por uma série de acusações.
Serão dois motivos plausíveis para a prisão de Antônio: em primeiro lugar, por conta do sequestro de Aline (Barbara Reis ), que acontecerá na semana entre o Natal e o Ano Novo. Na ocasião, Antônio não aceitará ter netos vindos da produtora rural, então armará para separar as crianças da mãe após o nascimento.
Em consequência, Ramiro (Amaury Lorenzo) será outra vítima do vilão, que ao ajudar Aline a fugir do cativeiro, quase será morto pelos peões do patrão, que não aceitará ser desacatado.
Como plano de vingança, o mau-caráter contratará um matador para acabar com Lucinda. A mãe de Cristian (Felipe Melquíades) será atingida por um tiro na cabeça no casamento de Anely (Tatá Werneck ) com Natercinho (Daniel Rocha ). Em coma, ela ficará entre a vida e a morte.