A chegada de Eliana não deve ser a única novidade da Globo, onde a apresentadora terá dois programas, sendo eles um especial, além do "Saia Justa", no GNT. A direção da emissora carioca aprovou a gravação de um programa piloto (teste) para Fátima Bernardes, atualmente às voltas com seu canal no Youtube e os preparativos para cobrir a Olimpíada de Paris ainda neste mês.
A jornalista está desde o final de 2023 sem contrato com a rede dos Marinho, onde trabalhou por mais de 35 anos, fazendo história no "Jornal Nacional", "Fantástico" e "Encontro". O título não foi definido, porém o formato revelado indica que é um estilo à la Hebe Camargo (1929-2012).
A atração é planejada para a faixa noturna, mesclando entrevistas e musicais. Não se sabe se o sofá imortalizado pela apresentadora fará ou não parte do cenário. Ainda segundo a coluna "Play", do jornal "O Globo", após a gravação, a direção da Globo vai fazer mais uma avaliação, indicando se algo deve ser mexido ou não para o programa ir ao ar.
A data de estreia, com isso, não foi divulgada, tampouco quando o teste será gravado, mas ainda ocorrerá esse ano. Vale lembrar que nesse segundo semestre as grades de programação serão interrompidas duas vezes (tarde e noite) para a exibição do horário político visando as eleições para prefeito e vereador entre 30 de agosto a 3 de outubro no caso do primeiro turno.
Envolvida em rumor de uma transferência para a Record, Fátima ancorou o "Encontro" de 2012 a 2022, quando deixou o matinal passando a apresentar duas temporadas do "The Voice Brasil", além de uma da versão infantil. Já no GNT, conduziu o "Assim como a Gente". No currículo, Fátima acumula a apresentação de especiais, do "RJTV" e a narração dos desfiles das escolas de samba.