O clima na moda é de revival, e dá para ver isso tanto nas coleções lançadas por grandes maisons recentemente quanto nos looks das famosas mais antenadas na moda. Para o verão 2018, a Versace reconstituiu uma passarela icônica dos anos 90, cheia de clássicos da marca e supermodels, as queridinhas de Gianni Versace. O desginer Raf Simons, recém contratado pela Calvin Klein, homenageou uma campanha de jeans estrelada por Brooke Shields (estrela dos anos 80 e 90) para a Calvin Klein. O estilista criou uma linha com estampas da foto icônica do anúncio antigo. Já no último sábado, Londres recebeu a maior exposição de memórias das Spice Girls do mundo. A mostra Spice Up London fica em cartaz até 20 de agosto. Esses são apenas alguns exemplos que mostram que a moda anda olhando para trás e mesmo quem não viveu as décadas homenageadas está amando vestir os looks, alguns deles bem polêmicos! Abaixo Purepeople traz algumas das tendências mais fáceis de usar, e que você pode incorporar já no seu closet!
O boom dos conjuntinhos não é recente e os looks com top e bottom combinadinhos -- especialmente pijamas e terninhos -- têm sido visto em looks há algumas temporadas. Já o tailleur, especialmente com minissaia, é uma proposta mais recente e que remete aos anos 90. Na época, o look se mostrava uma continuação da imagem da figura feminina independente e trabalhadora dos anos 80 (quem se lembra dos tailleurs poderosos da época?), porém com uma pegada mais sexy. Não só o visual, mas a ideia por trás da roupa também é superatual.
Quem já viu os filmes da trilogia Matrix se lembra do quanto aqueles óculos bem pequenos e estreitos (além dos looks em vinil) deixavam os personagens do filme poderosos. Depois de anos de reinado dos modelos enormes, eis que os minióculos estão de volta para revolucionar o estilo de quem gosta de estar em dia com as tendências.
Em estilo camisola, ou bem curto em frente única com transparência e decote nas costas ou mesmo em malha metálica -- ícone da Versace nos anos 90 -- os vestidos do tipo uau que eram usados por it girls como Kate Moss e Paris Hilton estão de volta. Rihanna , Gigi Hadid , Kendall Jenner ... Essas são as meninas que incorporam com toda propriedade o look em 2018 e arrasam nas pistas por aí.
Já identificamos por aqui o apego das famosas às logomarcas aparentes. A logomania, no entanto, não é apenas uma questão de ostentação, representa um fator fashion extra. Ela mostra que quem usa está em dia com o que está na moda e identifica a etiqueta ao lifestyle de quem veste. Em tempos de redes sociais, nada mais atual que vestir a camisa da marca!
Aquele floral bem pequenininho, em estilo Liberty (marca inglesa responsável pelas estampas mais cobiçadas do mundo nesse estilo) nos remete há alguns anos atrás... O mix de vestidos delicados com pequenas florzinhas + coturno e jaqueta, ou camisa xadrez, são a cara do grunge dos anos 90. O estilo, catalizado pelo designer Marc Jacobs naquela época, já voltou algumas vezes. Por isso mesmo o minifloral já pode ser adotado como look atemporal, um clássico contemporâneo.