Leonardo DiCaprio esteve na noite deste sábado (20) na sede das Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, para ser oficialmente apresentado como o novo mensageiro da paz da ONU. O ator e ativista ambiental, de 39 anos, recebeu o título das mãos do secretágio-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Com a nomeação, DiCaprio se junta a outros 11 mensageiros da paz e embaixadores da boa vontade das Nações Unidas, que defendem em nome da organização uma variedade de causas prioritárias para a ONU. O ator terá um foco especial na questão da mudança climática.
"DiCaprio é uma voz com credibilidade no movimento ambientalista e tem uma plataforma considerável para amplificar a sua mensagem", disse Ban Ki-moon, na última terça-feira (16), quando anunciou publicamente a nomeação do ator.
Leonardo DiCaprio já começa a atuar como mensageiro da paz neste domingo (21). Ao lado do secretágio-geral das Nações Unidas, o ator vai participar da Marcha do Povo pelo Clima, em Nova York. Na próxima terça-feira (23), ele fará um discurso na abertura da Cúpula do Clima da ONU, na sede da organização.
O encontro reunirá em Nova York líderes de governos, empresas, da área financeira e da sociedade civil para promover a ação climática por um planeta saudável, pelo crescimento econômico sustentável e por melhores condições de vida para todos.
Mensageiros da Paz
Os mensageiros da paz são indivíduos amplamente reconhecidos que possuem talentos nas áreas de arte, cinema, literatura, música e esportes, contribuindo para a sensibilização mundial acerca dos ideais e atividades da ONU. Os atores Michael Douglas e Charlize Theron também estão no grupo, que agora conta com DiCaprio.
Por meio de suas aparições públicas, contato frequente com os meios de comunicação internacionais e trabalho humanitário, os mensageiros da paz ampliam a compreensão do público sobre como as Nações Unidas estão ajudando a melhorar a vida das pessoas em todos os lugares.
Leonardo DiCaprio foi escolhido por suas ações em prol das causas ambientais. Em julho, por exemplo, ele arrecadou cerca de R$ 55 milhões em um leilão beneficente para esse fim. No mês anterior, o ator já havia doado R$ 15 milhões em prol da sustentabilidade marítima.