Em seu nono trabalho na televisão, Ricky Tavares vive mais um desafio: interpretar Judas Tadeu na novela "Jesus". O apóstolo nasceu sem enxergar, mas ao conhecer o Messias (Dudu Azevedo) terá a visão de volta, em um dos milagres feitos pelo filho de Deus. No folhetim de Paula Richard com estreia marcada para terça-feira (24), o ator vai aparecer com uma lente de contato que diminui de forma excessiva a sua visão. "Com essa lente eu consigo enxergar apenas 20%. Vejo as pessoas como um borrão na minha frente, vejo vultos somente. E com a luz do estúdio, cega direto", explica ao Purepeople. "Eu não vou ter referência nenhuma de câmera, de andar, se não for com uma pessoa...até pra me locomover fora do estúdio com a lente é um pouco mais difícil", acrescenta.
Usando lente pela primeira vez, Ricky procurou ajuda de sua oftalmologista, que lhe receitou um colírio para poder se adaptar. "Ainda mais porque nasci com um pouco de alergia no olho. Teve todo um processo. Não foi só botar a lente", conta. O ator diz ainda que não retira o acessório antes das gravações terminarem. "Se eu tiro a lente, o olho fica vermelho, se ponho, fica mais vermelho ainda", completa. Protagonista da série "José do Egito" (2013), Ricky não esconde a empolgação com seu quarto trabalho bíblico. "É mais um desafio. Gosto muito de desafios e gosto de fazer o diferente. Poder fazer um dos discípulos e um deficiente visual de nascença é uma coisa diferente do que já fiz. É muito diferente", vibra.
O ator conta ter feito um laboratório intenso para compor seu personagem que vai aparecer sem visão por 17 capítulos. "Vi muitos filmes como 'Perfume de Mulher' e 'Ensaio sobre a Cegueira', reparei como os deficientes visuais em filmes agem, mas vou propor, eu quero fazer uma coisa diferente, que eu ainda não tinha visto na TV. Li muita coisa, vi muita reportagem", enumera o colega de elenco de Mayana Moura, atriz que raspou a cabeça para dar vida a Satanás. Segundo Ricky, sua vontade com seu novo papel é humanizar os deficientes visuais. "Tem a diferença entre o deficiente visual de nascença e aquele que perde a visão ao longo da vida. A forma de olhar é diferente. Eu quero humanizar e trazer mais próximo da realidade", afirma. "Eu gosto de fazer esses desafios se tornarem realidade. Estou crescendo, aprendendo, não sou melhor perfeito e nem melhor que ninguém, mas tento fazer da melhor maneira possível", completa ele que namora Marcela Barrozo há seis anos e que garante nunca ter tido um rival no amor.
Se em "Vidas em Jogo" (2012) e "José do Egito" dividiu a cena com a namorada, em "Jesus" atua ao lado da irmã, Juliana Xavier, embora participem de núcleos e fases diferentes. A atriz será Maria de Nazaré, mãe de Jesus, nos primeiros capítulos. Na fase adulta, a personagem caberá a Claudia Mauro. "É um privilégio meu ter uma irmã que é atriz. Quando ensaio, ela me ajuda, diz que pode ser assim, pode ser assado. Tem sempre uma troca", vibra. Para viver Judas Tadeu, que sobrevive de pequenas esmolas e se alimenta mal, Ricky já perdeu quatro quilos. "Ainda estou nesse processo de perder mais, mas tá difícil porque gosto de comer doce, hambúrguer... Mas estou na dietinha, comendo uma batatinha doce, um franguinho, por exemplo. Além disso estou correndo mais, corro na esteira, no condomínio, na praia...", conta.
(Por Guilherme Guidorizzi)