Laís Souza passou por mais duas cirurgias na tarde desta quinta-feira (30). Nos procedimentos, a atleta foi submetida a uma traqueostomia que facilitou a passagem do ar para os pulmões, e a uma gastrostomia possibilitou o acesso ao estômago para a introdução de uma sonda para passagem de alimentos. Desta forma, os aparelhos que ajudavam na respiração e alimentação de Laís Souza foram desligados e substituidos por sondas. A esquiadora permanece no CTI e continuará a fisioterapia. A equipe médica ainda informou que ela será examinada de três em três horas e a esperança é que a lesão diminua. Não é possível determinar por enquanto se Laís Souza irá recuperar os movimentos do pescoço para baixo. Devido às cirurgias, a atleta perdeu temporariamente a fala e se comunica por um aparelho que capta os movimentos dos olhos e transmite a mensagem numa tela de computador. A mãe de Laís Souza chegou aos Estados Unidos no fim desta tarde. As informações foram divulgadas pelo "Jornal Nacional".
Laís Souza sofreu um trauma gravíssimo na coluna cervical ao se acidentar enquanto esquiava em Park City, Utah, nos EUA. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, Lais foi socorrida imediatamente e levada a um hospital da universidade de Utah. Na unidade, ela foi submetida a uma cirurgia na coluna para realinhar a 3° vértebra da coluna cervical.
A atleta de 25 anos pratica esqui aéreo e estava se preparando para participar da prova da modalidade nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia. Lais começou a carreira no esporte aos quatro anos de idade, em Ribeirão Preto, em São Paulo, praticando ginástica artística. Através do esporte ela participou das Olimpíadas de Atenas e de outras importantes competições mundiais.