Lady Gaga lançou o clipe de "Applause", nesta segunda-feira (19), no programa "Good Morning America". A estrela pop chegou a bordo de um carro conversível ao estúdio da emissora ABC e parou a Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York, usando um look bastante ousado: um vestido decotadíssimo e com uma saia bem curta. Após assistir ao vídeo do seu novo single, a cantora falou sobre carreira, sua relação com os fãs e o processo criativo por trás do seu álbum "ARTPOP".
"É um sonho que se tornou realidade. Eu realmente sinto que consegui ser eu mesma nesse clipe", disse Lady Gaga sobre o lançamento do novo trabalho no coração de Manhattan.
No clipe, Lady Gaga aparece com uma maquiagem exótica em tons de preto e branco, e durante a entrevista exclusiva ao matinal a artista revelou os bastidores da gravação: "Fizeram uma maquiagem de palhaço em mim, como uma referência ao bobo da corte. Durante a gravação, comecei a me emocionar porque já fazia muito tempo que não via os meus fãs. Então eu coloquei as mãos no rosto e borrei a maquiagem como se fossem lágrimas e cai no choro enquanto cantava".
Muito envolvida com os fãs, a popstar falou sobre a dificuldade de cancelar a turnê "Born This Way" para fazer uma cirurgia no quadril. Desde fevereiro, a cantora está longe dos palcos e aproveitou o período de recuperação para desenvolver o "ARTPOP", que será lançado no dia 11 de novembro. "Eu sou uma pessoa muito ativa e amo me apresentar. Foi um desafio para mim. A parte mais difícil foi ficar sem ver os meus fãs, não fazer shows e não cantar", contou.
Após vazamentos indesejados de trechos do single na internet, Lady Gaga adiantou o lançamento. Na última sexta-feira (16), Gaga admitiu que por pouco "Applause" não foi vetado do novo disco. Depois de liberar a versão oficial da canção, que é carro chefe do novo álbum, a cantora incentivou seus "little monsters", como chama os seus fãs, a comprarem a faixa e a campanha já repercute bons resultados. Segundo a publicação americana "Billboard", "Applause" já teve mais de 250 mil downloads em sua primeira semana após o lançamento.