Kim Kardashian e Kylie Jenner estão entre as rainhas do Instagram - juntas, as integrantes mais famosas da família que ganhou o mundo ao exibir a vida de perto antes da rede social somam 687 milhões de seguidores. Mas nem tamanha influência fez a plataforma dar ouvidos a uma reivindicação de muitos usuários e que ganhou a adesão delas: "Faça o Instagram ser Instagram novamente".
+ Quer ser um influenciador digital de sucesso? Expert te ajuda a ingressar na carreira! Veja dicas!
Desde que o TikTok se tornou febre mundial, é notório que o Instagram está se tornando, cada vez mais, uma plataforma de vídeos; prova disso é o lançamento do Reels, em junho de 2020, com uma dinâmica e ferramentas bem semelhantes à concorrente. No entanto, muitos usuários têm manifestado o descontentamento com essas mudanças.
Nos últimos dias, um card produzido pela fotógrafa Tati Bruening viralizou no Instagram e foi compartilhado por Kim e Kylie. "Faça o Instagram ser Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos bonitinhas dos meus amigos. Atenciosamente, todo mundo", dizia a publicação. O post rendeu mais de 2 milhões de likes e virou até petição, com mais de 200 mil assinaturas de usuários do mundo todo.
+ Publipost nas redes sociais: influenciadora conta bastidores e estratégias desse mercado
O esforço de Tati, Kylie e Kim parece ter sido em vão. Nesta terça-feira (26), Adam Mosseri, CEO do Instagram, lançou um vídeo para deixar uma série de recados aos usuários da plataforma; um deles foi justamente para reforçar que a empresa não pretende voltar atrás na transição para se tornar uma rede de vídeos.
"Quero deixar claro. Nós vamos continuar aceitando fotos, é parte da nossa herança, eu amo fotos, eu sei que muitos de vocês também. Com isso, eu preciso ser honesto: eu realmente acredito que, cada vez mais, o Instagram vai se tornar uma rede de vídeos ao longo do tempo (+ veja dicas de expert para arrasar nos vídeos). Nós vemos isso, mesmo que não mudemos nada", alegou Adam.
Estaria o Instagram subestimando o poder de Kylie Jenner? Em 2018, a caçula da família fez as ações do Snapchat caírem 7,2% em um único dia. A queda gerou uma desvalorização de 1,3 bilhões de dólares para a empresa.
O motivo do prejuízo foi uma simples declaração de Kylie no Twitter. "Alguém deixou de usar o Snapchat? Ou fui só eu. Isso é tão triste. Mesmo assim, ainda te amo, Snap. Meu primeiro amor", escreveu a jovem.