O sucesso das redes sociais é incalculável. A internet se tornou um ambiente extremamente próspero e um dos principais meios utilizados pelas agências de publicidade para a divulgação de produtos e serviços. Posto antes dominado pela televisão e mídia tradicional. Agora, um post patrocinado, seja ele no feed ou stories, acaba gerando vendas e ainda mais reconhecimento para as marcas.
Hoje em dia, a internet conquistou um espaço de solidez entre os meios de comunicação mais utilizados pela população. As redes sociais se tornam cada vez mais uma fonte de pesquisas e informações presente na vida de todos. Por isso, não podemos jamais subestimar o poder de um influenciador, pois, a maioria deles tem potencial para alavancar vendas e tornar marcas, ainda mais conhecidas.
Um simples stories no Instagram de um influenciador falando sobre um produto tem um poder incrível de converter uma quantidade massiva de seus seguidores para a aquisição do mesmo. Parte disso vem do fato de que os seguidores enxergam o influenciador, como se fosse um amigo ou pessoa próxima, alguém em quem pode confiar na indicação.
A publicidade na era da internet passou a funcionar diferente, justamente pela quebra de paradigmas. Antes, tínhamos as propagadas de TV, que pareciam anunciar produtos com celebridades endeusadas e inacessíveis, causando um impacto um pouco menos profundo, no que se diz respeito à identificação do público, com a empresa ou produto.
Hoje em dia, isso mudou completamente, a impressão que todos têm é de que o influenciador é "gente como a gente", pois, a maioria deles expõe toda a sua vida nos stories, sejam os momentos bons ou ruins.
A internet dá uma infinidade de possibilidades de trabalhos e valores a serem cobrados por um post patrocinado. Os influenciadores se beneficiam e muito de sua autonomia, para cobrar valores que vão de acordo com seu poder de influência, portanto, cada formato de trabalho e valor são definidos através de estudos e contratos com as marcas.
A influenciadora digital Hellen Grangeia, que tem mais de 600 mil seguidores no Instagram e 120 mil no Facebook, esclarece que a definição de valores é feita através de uma série de questões. "É uma somatória de fatores que incluem o tempo que vou dedicar ao trabalho, o investimento em um profissional para elaborar o conteúdo", explica.
"Considero também a parte criativa quando é uma publicidade que tem uma entrega mais elaborada. E, principalmente o meu direito de imagem, pois eu estou cedendo a minha imagem e o posicionamento que construí com o meu público, para aquela marca e isso sempre deve ser levado em consideração, mesmo que a entrega seja pontual", comenta.
As redes sociais sempre lançam novas ferramentas para a produção de conteúdo, o que agrega e muito na questão de publicidade para os influenciadores. É essencial acompanhar as novidades e explorar as possibilidades que as plataformas oferecem. Hellen destaca os formatos de conteúdo que mais tem feito sucesso entre as marcas.
"O combo stories/reels tem sido bem efetivo em relação a resultados que levo para as marcas. Acredito que são entregas complementares que juntas podem trazer a força de vendas", opina.
As marcas e os empreendedores digitais que estão despontando para esse lado mais focado nas redes sociais, precisam entender da importância do influenciador e de se criar laços comerciais nesse setor.
Uma estratégia digital que envolve ações juntamente com influencers, é uma boa maneira para alavancar vendas e conquistar mais reconhecimento para o seu negócio.