Klebber Toledo e Marina Ruy Barbosa se preparam para estrear em "Império", a nova novela das nove da Globo, cujo primeiro capítulo vai ao ar nesta segunda-feira (21). Na trama, ambos têm papéis de destaque: ele vai viver um romance clandestino com o personagem de José Mayer; ela deixa as mocinhas ingênuas de lado e encara uma ninfeta, amante do Comendador (Alexandre Nero). Em conversa com o Purepeople, Klebber comenta esse momento da carreira da namorada e a ruiva fala da preparação para o papel.
Nas primeiras cenas de Maria Isis, Marina já aparece com figurino que deixa o corpo mais à mostra e lingerie. Para compor a jovem, ela conta que buscou referências na literatura e no cinema: "Eu me inspirei na Lolita (do autor Vladimir Nabokov), tem um pouquinho de Lolita nela... Assisti aos filmes também. O primeiro, em preto e branco, e o colorido. Outros que assisti foram 'Beleza Roubada', 'Beleza Americana', e 'Tudo Pode Dar Certo', do Woody Allen, enfim... Assisti um monte de filmes!".
E além dessa pesquisa, a atriz também fez uma preparação especial ao lado de Alexandre Nero, seu par romântico. "O trabalho de preparação que fizemos foi baseado na relação dos dois, não no texto. Mais na intimidade, na relação que eles têm, de quatro anos... Assim fica mais fácil chegar no set e gravar, depois de ter feito esse trabalho", ela conta.
Klebber acompanha com admiração esse momento em que a namorada se mostra menos menina e mais mulher, ao interpretar uma personagem com mais apelo sexual. "Eu já vejo essa mulher linda há muito tempo! (risos) Se bem que, é claro que profissionalmente, com o desenvolvimento e o crescimento dela, os personagens vão tendo outros perfis e outras formas. E ela está prontíssima para qualquer papel", elogia.
Ele também garante que as peripécias de Maria Isis não resvalam na vida dele com Marina fora da ficção: "A gente tem uma relação de três anos, somos grandes amigos e graças a Deus somos apaixonados, então o nosso relacionamento é uma coisa à parte disso. Trabalho é trabalho".
Colega de elenco de Marina em "Império", o ator vai dar vida a Leonardo, um rapaz que se mudou para o Rio de Janeiro em busca do sonho de ficar famoso e acaba se envolvendo numa relação secreta com Cláudio (José Mayer). "Ele é um cara que ama uma outra pessoa, ama de verdade. Tem um desejo ainda guardado de virar celebridade, de acontecer. Mas ao mesmo tempo esse amor acabou 'apagando-o', conteve essa vontade. Ele vive para o Cláudio, vive à espera dele. Até porque é um cara sem família, sem ninguém na cidade. Então a família, o amigo e o amor se concentram na figura do Cláudio para ele...", explica.
Leo e Cláudio formam o terceiro casal gay consecutivo no horário nobre da Globo, e essa temática divide opiniões entre o público. Para Klebber, a representação da realidade na teledramatugia é positiva: "Acho que as novelas estão aí para mostrar a nossa vida, para falar do que acontece na sociedade, para expor tanto o que é bom quanto o que é ruim, para mostrar de tudo. E a gente está mostrando coisas naturais, coisas do nosso dia a dia".
Além disso, ele prefere não rotular ainda a orientação sexual de Leo: "Não classifico meu personagem como gay. Acho que se ele se colocar, se falar lá na telinha para vocês: 'ah eu sou isso, eu sou aquilo', ok. Mas fora isso eu acho que cada um sabe de si, se é homossexual, se é hetero... O que for".
(Por Samyta Nunes)