[ALERTA: o texto a seguir pode conter gatilhos para vítimas ou pessoas sensíveis a assuntos relacionados a abuso sexual. Se você sofre ou conhece alguma mulher que passa por qualquer situação de violência, acione a Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180]
Camila Queiroz e Klebber Toledo, apresentadores do "Casamento às Cegas", divulgaram um comunicado conjunto para lamentar o episódio de estupro revelado pela participante Ingrid Santa Rita. Ela afirma ter sido violentada por Leandro Marçal, com quem ela se casou no experimento da Netflix. A situação ocorreu após o fim das gravações do reality show.
"No domingo, fomos atravessados pelo triste relato da Ingrid durante as gravações do Reencontro. Desde o dia em que recebemos a notícia, conversamos e acolhemos a Ingrid de todas as maneiras que estavam ao nosso alcance", iniciou o casal.
Klebber e Camila encerram o comunicado com mensagens de apoio. "Sentimos muito pelo ocorrido e não poderíamos deixar de vir a público manifestar nosso total apoio e solidariedade a ela e a todas as mulheres que, lamentavelmente, ainda sofrem ou já sofreram qualquer tipo de violência", finalizaram.
Camila ainda manifestou solidariedade a Ingrid com um comentário no perfil da arquiteta no Instagram. "Ingrid, nenhuma mulher merece passar pelo o que você passou. Eu sinto muito muito, muito por isso. Que você esteja rodeada de amor com sua família e amigos te acolhendo e te dando todo amor do mundo, porque é isso que você merece. Você sabe que pode contar comigo sempre", garantiu a atriz.
Vale lembrar que, nas redes sociais, a Netflix chegou a receber críticas pela forma com que exibiu o caso. Primeiro porque os apresentadores evitaram discursos mais incisivos sobre o combate ao abuso e passaram para a história do próximo casal, mesmo que o clima tenha ficado nitidamente pesado para os participantes e para quem assistia de casa. Além disso, espectadores reclamaram que a plataforma de streaming não adicionou nenhum alerta de que o depoimento de Ingrid contava com conteúdo sensível.
Nesta quinta-feira (11), Ingrid divulgou um vídeo de 14 minutos em seu Instagram onde expõe, em detalhes, as violências sofridas. Ela afirmou que Leandro passou a tocá-la e a penetrá-la sem seu consentimento depois que ela sugeriu que ele procurasse acompanhamento psicológico para resolver os problemas de disfunção erétil.
"O abuso, o estupro, porque essa é a palavra, começou a acontecer a partir do momento em que eu tive esse recorte, conversei com ele e ele esperava eu dormir para tentar resolver o problema. Mas ele esqueceu que precisava me avisar. Precisava ser consentido, como até então era", relata Ingrid.
Ingrid relata que, depois de inúmeros episódios de abuso, teve uma crise e chegou a desmaiar. "Bati com as costas na cama e acordei com as minhas duas filhas em cima de mim. Leandro sentado na cama, olhando", expôs.