A Prada avisou em 2015 que as luvas compridas, as chamadas 'opera gloves' estariam ensaiando uma volta, mas ninguém ligou muito, onde já se viu, usar luvas em pleno país tropical? Ainda mais luvas compridas, bem ao estilo do Brasil Império? Jamais, pensamos todas. Mas, as cores vibrantes em meio a vestidos de caimento sequinho e comprimento curtinho bem anos 60 já indicavam que as luvas estavam chegando de mansinho. Como todo acessório que está voltando diretamente das outras décadas, como as presilhas e as tiaras.
Três anos depois a Chanel veio com seu desfile deslumbrante e as luvas surgiram na passarela na produção belíssima das modelos. Pronto, era um sinal de que o que o falecido Karl Largefeld tinha planejado já estava sendo disseminado mundo à fora. Foi na Paris Fashion Week no desfile de outono-inverno 2018 que a certeza se concretizou. Luvas de todos os estilos: curtas, compridas e médias. Não importava o comprimento, mas sim a proposta do look. Era hora de colocar os julgamentos de lado e experimentar novamente o item que foi sinônimo de elegância nos anos 50 e 60 e, voltando alguns século, foi tão imponente no Brasil Império. As luvas finalmente disseram a que vieram!
Assim como a alice band, adotada por Kate Middleton depois do desfile da Prada (sempre ela, perceberam?), a duquesa também passou a aderir com frequência às luvas. Não só pelas baixas temperaturas do Reino Unido, mas porque a luva impõe uma elegância imediata e uma sobriedade na medida. É chique se coordenada em tons sóbrios. Kate adora as cores neutras como o preto, azul marinho e o vermelho para combinar com seu looks.
No início do ano, em fevereiro, foi a vez da poderosa usar o item de glamour instantâneo em seus look. Em apresentação no prêmio Lo Nuestro, nos Estados Unidos, a poderosa incluiu as 'operas gloves' de tule preto em seu look. O visual remeteu à uma diva de Hollywood moderna. A poderosa também usou e abusou das 'opera gloves' em looks nos seus clipes do projeto Kisses.
E se as luvas estão na moda, quem não vai deixar de aderir a trend é Katy Perry. A cantora usou um modelo pink incrível combinado com seu vestido azul estampado e cabelos cor de rosa. O color blocking com o cabelo deixou o visual moderno, mas sem perder o glam das luvas compridas.
Lady Gaga usou as luvas compridas em sua produção para o Oscar 2019 e ficou muito parecida com Audrey Hepburn, com um colar de diamante que a própria intérprete de 'Bonequinha de Luxo' havia usado. O look glam de Gaga fez sucesso e foi com ele que a cantora e atriz ganhou o prêmio de melhor canção original. As luvas mostraram imponência coordenada com o pretinho nada básico que Lady Gaga elegeu.
O que falar de Sabrina Sato? Sempre antenada com o que rola no mundo da moda, a apresentadora compareceu a um evento em São Paulo com cores vibrantes, com muito color blocking no look, óculos máscara com strass bem anos 2000 e saia e bolsa de couro de crocodilo. O sufiente para ser comparada à personagem do filme 'Bonequinha de Luxo' moderna. A explosão de cor deixou o visual de Sabrina atual, com um toque vintage. O look todo Gucci custava mais de R$ R$ 166 mil.
Uma modelo que se preze está sempre por dentro das tendências e com Kendall Jenner não seria diferente. A modelo apostou em luvas compridas com print divertido para complementar seu look no Coachella, na semana passada. Kendall já havia exibido luvas brancas com transparência no baile do MET do ano passado. Muito poder!
Será que você também vai aderir à trend das 'operas gloves' em tecidos mais leves na produção dos seus looks? O que não falta é inspiração!
(Por Bianca Lobianco)