Julie Andrews completa 78 anos nessa terça-feira (1º) e ainda é lembrada por um papel que fez aos 30 anos: a protagonista do musical "A Noviça Rebelde". No entanto, a atriz já fez muitos outros personagens marcantes no cinema.
Julie estreou nos palcos de Londres em 1947 com apenas 12 anos, e aos 19 anos fez sua primeira atuação na Broadway, em "The Boy Friend". Ela chamava atenção não só pela interpretação, mas por sua voz de soprano, que a levou a ser convidada para participar de diversos musicais, como "My Fair Lady" e "Camelot". O talento nato chamou a atenção de Walt Disney, que a convidou para interpretar o papel principal em "Mary Poppins", musical com o qual levou um Oscar de melhor atriz logo em sua estreia no cinema, vencendo Audrey Hepburn, que concorria pela sua atuação na versão cinematográfica de "My Fair Lady", no papel criado por Julie Andrews nos palcos.
Outros filmes importantes se seguiram, como "The Americanization of Emily" (1964), que ela descreveu como seu filme preferido; "Torn Curtain", de Alfred Hitchcock, e "Havaí", que foram lançados em 1966; "A Estrela" (1968), e "Victor ou Victoria?" (1982). Sua atuação mais lembrada é a da jovem Maria, em "A Noviça Rebelde" (1965), um dos grandes musicais da história cinematográfica, em que faz o papel de uma noviça sem vocação para a vida religiosa e que vai cuidar dos sete filhos indisciplinados do capitão Georg Von Trapp (Christopher Plummer). Maria conquista as crianças e apaixona-se pelo patrão, sendo correspondida. O filme é baseado na história verídica da família de cantores Von Trapp.
Julie Andrews adotou sete filhos na ficção, e na vida real o talento para a maternidade é semelhante. Ela é mãe de cinco filhos: Emma Kate (fruto do primeiro casamento, com Tony Walton que durou de 1959 a 1967), Jennifer e Geoffrey (filhos de Edward Blake, com quem se casou em 1969 e esteve até ficar viúva) e Amy e Joanna, que foram adotadas pelo casal em 1974.
O casamento com o cineasta Blake acabou envolvendo o casal em projetos juntos, ele a dirigiu em 8 filmes: "Lili, Minha Adorável Espiã" (1970); "As Sementes de Tamarindo" (1974); "Julie and Dick at Covent Garden" (1974); "Mulher Nota 10" (1979); "S.O.B." (1981); "Victor ou Victoria?" (1982); "O Homem que Amava as Mulheres" (1983) e "Assim é a Vida" (1986). O casamento durou até 2010, quando Blake morreu.
Relembre os principais trabalhos de Julie e entenda por que a atriz ainda é tão aclamada.