Juliana Paes , que está curtindo as merecidas férias no Nordeste com os filhos, foi 'nascida e criada' na Umbanda, religião brasileira, que sincretiza vários elementos do catolicismo, do espiritismo e das religiões afro-indígena-brasileiras. Em entrevistas antigas, a atriz que interpreta Liana no fenômeno 'Pedaço de Mim', da Netflix, comentou sobre sua relação com a fé e revelou que a avó paterna foi quem a fez descobrir o mundo espiritual!
Em 2017, enquanto estava no 'Encontro', Paes revelou que sua avó era mãe de santo - responsável pelo local do culto religioso, autorizada a ministrar a religião - do centro de Umbanda em que frequentava. "A minha religião é algo muito particular. Eu nasci e fui criada na Umbanda. A minha avó era era chefe de terreiro. Toda a minha descoberta espirtual foi através deste fio", declarou ela, que posou de biquíni de crochê.
"Quando eu fui ganhando a minha autonomia, busquei outras fontes de informação. Procurei estudar outras coisas, como o Budismo e o Kardecismo. Em cada doutrina, encontrei respostas para perguntas diferentes. Tenho um irmão evangélico e adoro ir ao culto dele", continuou a atriz.
Três anos, durante uma live no Instagram com o jornalista Felipeh Campos, a artista voltou a falar sobre sua fé. "Todas as minhas experiências espirituais eu aprendi ali [no centro de Umbanda], criança. Ao longo da minha vida, frequentei outros centros, entre eles kardecistas. Mas, hoje em dia, eu não distingo nenhum caminho de fé. Eu acho que as pessoas tem que viver a fé delas de maneira plena. Não importa qual seja", expressou.
"Meus irmãos, por exemplo, trilharam outros caminhos e, hoje, são evangélicos. Então o que acho é que a gente não pode criticar a fé do outro", acrescentou, referindo-se à Carlos Henrique Júnior, Rosana e Mariana Paes. Juliana ainda admitiu ter tido momentos complicados em que duvidou da própria fé. "Já tive fases de muitos questionamentos internos. Mas fé não se questiona. Você tem ou não. Quando ela vem, você sente o Espírito Santo", refletiu.