José de Abreu reagiu e deu um resposta atravessada a um seguidor que o mandou ir para um asilo. Defensor ferrenho do PT, o veterano associou recentes crimes ao fato dos criminosos serem apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No Twitter, um internauta reprovou a associação e acabou discutindo com o artista, longe da TV desde o fim da novela "Mar do Sertão", em cujo bastidor sofreu um acidente.
Na primeira postagem, José não economizou críticas em sua associação entre violência e escolha política. "O assassino que matou o Thiago, câmera da Globo, no final do FlaFlu, era bolsonarista doente. O assassino de crianças de hoje (dia 5, em uma creche em Blumenau, Santa Catarina), idem. O que matou o petista em Foz (do Iguaçu), idem. Há uma relação direta entre o genocida (assassino em massa) e os outros assassinos", afirmou de forma categórica.
A partir daí, outros usuários do microblog reagiram, seja apoiando ou criticando as falas de José, cujo filho morreu de forma trágica aos 21 anos. Um internauta lembrou o massacre de um escola em Realengo em 2011, questionando quem estava no poder à época.
Entre apoios e críticas, uma seguidora provocou: "Já tomou o remedinhos hoje ou é senilidade pura tio da Sukita (marca de refrigerantes)?". Um outro foi além. "Toma seu remédio, velho. Isso aí é da insuficiência 'incéfala' (sic)", disparou, sendo corrigido pelo veterano.
"'Incéfalo' (sic) é a sua ignorância orgulhosa e idiotia galopante. É encéfalo, imbecil!", rebateu o ator, escalado com Isadora Cruz para uma novela no Globoplay. E se você acha que parou por aí, errou. Outra internauta quis saber: "Quando vai se aposentar (e ir) para o Retiro dos Artistas (instituição no Rio de Janeiro que acolhe artistas)?".
"Quando você virar um ser humano", retrucou José, envolvido em confusão com advogado em 2016, ano em que também se revoltou com a presença de Alexandre Frota ao Ministério da Educação.