O jogador de vôlei italiano Roberto Cazzaniga, de 42 anos, caiu em um catfishing (quando uma pessoa cria um perfil falso nas redes sociais e engana outras). O atleta foi vítima de uma quadrilha que fez ele acreditar que namorava a modelo Alessandra Ambrosio. O "namoro" durou 15 anos e, nesse tempo, Roberto perdeu cerca de 700 euros (pouco mais de R$ 4 milhões).
Por trás do perfil de Alessandra Ambrosio (que se destaca por sua beleza e estilo) estava uma mulher italiana que, dizendo que precisava resolver diversos tipos de problemas, pedia dinheiro a ele. Apaixonado, o atleta doava as quantias solicitadas.
Segundo Roberto, em 2008, uma amiga dele passou o número de uma mulher chamada Maya, que disse que gostaria de conhecê-lo.
Depois de uma troca de mensagens, Maya teria revelado que se tratava de Alessandra. Inicialmente, ela pediu dinheiro alegando que o caixa eletrônico havia sido bloqueado. Depois, porque teve problemas com herança de família e, por fim, devido a uma doença cardíaca.
"Não, nós nunca nos conhecemos. Ela deu mil desculpas, como doença e trabalho. E ainda assim me apaixonei por aquela voz, uma chamada após a outra. Os contatos eram apenas pelo celular, quase que diariamente", disse Roberto ao "Corriere della Sera".
No início de 2021, Alessandra passou uma parte das férias no Brasil. Atualmente, a modelo está em uma viagem ao Hawai com o atual namorado, Richard Lee. Durante os anos, em momento algum ela escondeu seus relacionamentos.
O golpe foi descoberto após familiares e colegas de equipe notarem que havia algo de errado no relacionamento. Segundo os amigos do atleta, ele é uma pessoa reservada e tímida. Como teve que recorrer à ajuda da família para sacar dinheiro, os parentes de Roberto também notaram algo de estranho.
Com isso, os familiares pediram a uma equipe de jornalistas para investigar o caso. Os profissionais reuniram provas de que Roberto estava, há quinze anos, sendo vítima de um estelionato.
Três pessoas estavam envolvidas no esquema: Manuela, que passou o contato de Maya, o namorado de Manuela, e uma mulher de 50 anos, chamada Valeria, e que fingia ser Alessandra Ambrosio nos telefonemas.
Após a exibição do programa do canal local "Mediaset", o jogador de vôlei prestou queixa à polícia, que investiga o caso.