Abril e maio são meses em que as grandes grifes internacionais desfilam suas coleções de meia-estação (chamadas cruise, ou resort). Sem grandes invencionices fashion, as coleções costumam trazer para as passarelas muito mais o humor que prevalecerá naquela empresa durante o próximo ano. É como se fosse uma continuação das coleções principais, com peças mais fáceis de usar e, portanto, mais comerciais. Falamos por aqui, por exemplo, que a Louis Vuitton trouxe de volta o balonê à moda, corte que tem a cara dos anos 80, uma década que anda sendo muito reverenciada nas passarelas. Já a Dior apostou em um clima mais étnico, com vestidos estampados, rendados, e jeans cheios de informação de moda. A maison francesa apostou em pantalonas cargo com lavagens manchadas, em estilo tie dye ou mesmo com estampas "desbotadas nas peças".
A calça cargo, aliás, é um caso à parte. Ela está voltando lá dos anos 90 para fazer parte, de novo, dos looks em 2019. Além de ter aparecido nas coleções principais de grifes como Balmain e Stella McCartney, deu as caras no resort da Dior e da italiana Alberta Ferretti, que desfilou ontem (quarta-feira, 22) sua coleção cruise. O modelo, que tem um ou mais bolsos bem grandes na lateral da perna, faz parte de um revival dos anos 90 e 2000 que está ganhando cada vez mais força nas coleções internacionais. Outra das trends que vêm aparecendo recorrentemente nas coleções cruise são os tons terrosos. Do clássico cáqui a tons mais avermelhados (o vermelho total, aliás, está em alta nesta temporada!), como o de telha, todos as cores que remetem à terra estão vivendo dias de holofote na moda.
Outro caso à parte para esta temporada, o jeans aparece reinventado e acompanhando os revivals que a moda anda ditando. Além das pantalonas manchadas de Dior, que trazem uma vibe noventista, inclusive com a cintura mais baixa, os jeans ganharam novas modelagens nas passarelas de outras grifes. A Chanel, por exemplo, apostou no visual oversized para calça e jaqueta e entrou na febre do conjuntinho colocando o jeans (com um floral bem sutil estampado) na tendência. O conjuntinho foi também explorado na versão jaqueta+short na Alberta Ferretti. Já a Louis Vuitton, que está na temática anos 80, trouxe um mom jeans repaginado, feita em azul bem vibrante e com uma modelagem que valoriza qualquer tipo de corpo (alô cintura finíssima!). O que vale, nesta temporada, é escolher sua década favorita e a modelagem que mais valoriza seu corpo. Alguma trend vai servir para você!
(por Deborah Couto)