Quem viveu os anos 90 intensamente deve se lembrar da calça cargo. A peça marcou presença em figurinos de bandas como All Saints, Spice Girls e da diva Chistina Aguilera, só para citar alguns exemplos. Fato é que todas as jovens antenadas daquela década tinham ou queriam ter ao menos um exemplar da peça no guarda-roupa. Na época os celulares ainda nem eram populares, mas aquele bolso lateral presente na cargo seria perfeito para levar o gadget, não? Eis que o modelo ressurge na moda em pleno 2019 na esteira do utilitarismo que tem ganhado força nas passarelas nacionais e internacionais e da moda dos anos 90, que vem reaparecendo temporada após temporada. Desde o verão 2019 a peça vem aparecendo em desfiles de grifes como Balmain -- que apostou ainda no acid jeans -- e Stella McCartney. Já para o inverno 2020 a modelagem segue sendo tendência e constrói tanto looks mais casuais, com tênis, por exemplo, quanto looks mais noturnos, complementados por um belo par de saltos.
Há mais de 20 anos os modelos cargo e baggy não davam as caras na moda. A verdade é que naquela época -- período que está sendo contemplado nesta temporada por marcas como a Prada e com diversas trends -- era o máximo usar uma calça cargo com cintura baixíssima. Os tempos são outros e hoje o estilo vem atualizado. A cintura da cargo atual é um pouco mais alta e o modelo, para ser mais fácil de usar, é mais ajustado ao corpo. a calça com bolso lateral, no entanto, e versátil e faz looks para o trabalho, para o fim de semana e para a balada. Vista desde a temporada passada nas passarelas internacionais (como nos desfiles de Alberta Ferretti, Givenchy, Prada e na brasileira Two Denin) a peça ganha fôlego para uma nova estação.
As fashionistas mais jovens provavelmente nunca vestiram o modelo e podem apostar em um jeito fresh de usar: com top cropped, por exemplo. O look pode ser complementado por tênis e jaqueta. Quem quer investir na cargo (ou no modelo baggy, aquela com a perna reta e mais solta no corpo) para ir ao trabalho, pode apostar em uma parte de cima mais sofisticada. O suéter de lã (como no look Alberta Ferretti) fica chique e traz a peça (com pegada fashion) para a realidade. Já quem quer investir num visual mais sofisticado pode apostar na combinação com um top precioso (como propõe a Balmain) arrematado por um belo par de saltos.
(por Deborah Couto)