O nome cáqui tem origem hindu. A palavra, do original khaki, vem de "khak", que significa terra, pó. E é exatamente essa paleta, que vai dos tons de telha ao bege mais claro, que tem feito a cabeça dos fashionistas há algumas temporadas. Vale lembrar que até pouco tempo atrás, os tons de bege estavam no ostracismo fashion e eram considerados caretas, antiquados ou sem graça. Como na moda toda tendência pode sofrer uma reviravolta, a cartela que gira em torno dos tons terrosos não poderia ser mais "in" atualmente.
Apesar de "apagado", o cáqui é um clássico da moda. Para quem ainda resiste aos tons de bege, o investimento em itens básicos pode ser a chave para atualizar o olhar. Uma calça em alfaiataria, por exemplo, pode ser combinada com uma parte de cima com tons mais vibrantes, que trazem alegria (ou mesmo um contraste) para o look na região mais perto do resto. Isso evita que quem use fique muito pálida. Os paletós ou casacos mais longos são, também, um investimento certeiro como pode ser visto na passarela da coleção de meia-estação (cruise) 2020 da Prada. A fashionista Bruna Marquezine escolheu um conjuntinho assim para ir a uma exposição. A marca investiu num jogo de proporções ultra vanguardista para tirar o bege do lugar comum.
Para tirar o bege da mesmice, nada como investir em texturas surpreendentes. A Neriage, grife que estreou na última edição da São Paulo Fashion Week (#47) por exemplo, além de trabalhar as proporções de uma forma muito mais interessante, também traz texturas como o plissado, as nervuras e os tecidos com toque de brilho, que faz com que o look ganhe um fator a mais de fashionismo no resultado final. Materiais como o couro, como mostra, por exemplo, o desginer Jonatham Simkai em sua primavera/verão 2019/20, fazem o bege -- originalmente neutro -- ganhar um ar mais poderoso e até sensual, se utilizado em um vestido cheio de recortes estratégicos, por exemplo.
Falamos por aqui que uma aposta sem erro em itens da cor envolve peças que compramos para durar "uma vida", esse é o caso do blazer, trench coat ou sobretudo. Além deles, os acessórios são, também, investimentos à prova de erros. É que além de clássicos, os sapatos -- tendência forte para este inverno -- e bolsas em tons de cáqui combinam com tudo e deixam qualquer produção um pouco mais elegante. Para equilibrar um visual em bege um ótimo truque é investir em uma maquiagem mais marcante (alô batom vermelho!) ou mesmo em uma peça que faça contraste com seu próprio tom de pele.
(por Deborah Couto)