A cantora Iza, aos 28 anos, se tornou uma referência no mundo artístico do Brasil. Além de construir uma carreira repleta de sucessos na música, ela é sinônimo de representatividade e empoderamento. No começo de outubro, ela entrou no ranking de 100 personalidades negras mais influentes em todo o mundo, divulgado na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em outubro. Mas quem é essa carioca que encantou o mundo? O Purepeople reuniu, a seguir, algumas curiosidades sobre a vida antes da fama de Iza.
Isabela Cristina Correia de Lima nasceu em 3 de setembro de 1990 em Olaria, subúrbio do Rio de Janeiro. O bairro está localizado na zona Norte da cidade e bem pertinho da quadra da Imperatriz Leopoldinense. Essa, aliás, foi uma das razões que fez a artista aceitar o posto de Rainha de Bateria da agremiação. "Morava muito próximo da Imperatriz e estava sempre lá na quadra. E acho que, para ser rainha de bateria, tem que ter um pouco a ver com a escola e a Imperatriz me representa, não só pela minha história lá no bairro, mas pela participação da Imperatriz na minha vida", afirmou em entrevista anterior.
Aos 6 anos, se mudou para o Rio Grande do Norte por conta do trabalho do pai e, na sala de aula, foi alvo de preconceito, pois era a única aluna negra da sala. "Me submeti à química capilar aos 12 anos, como uma tentativa de deixar de ser alvo dos comentários racistas que ouvia na escola", já indicou a cantora
Se atualmente Iza não pensa duas vezes e conquista milhares de elogios com o cabelo crespo, tranças ou dreads, durante a infância e adolescência, sua relação com os fios era bem diferente. "Cresci acreditando que tinha alguma coisa errada comigo. Alisei os meus fios até os 19 por pura convenção social. Achava que aquela estética era mais aceitável do que o cabelo afro. Olha o que a sociedade faz com a gente! Só conheci a minha real estrutura capilar aos 20, quando fiquei um ano sem fazer relaxamento", apontou.
Depois de um período no Nordeste, Iza voltou ao Rio de Janeiro e cursou a Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro em Comunicação Social, formando-se publicitária. Ela entrou na universidade privada graças a uma bolsa integral por ter tirado uma nota alta no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). "Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade, então ter tido uma bolsa que cobria todos os custos foi muito importante. Consegui garantir um ensino de qualidade e um respiro para os meus pais", indicou. Na faculdade, chegou a fazer algumas aulas com o cantor Rubel, que se formou em Cinema no mesmo local.
A cantora está em sua segunda temporada como jurada no "The Voice Brasil" e, em entrevista anterior, ela revelou que a atração da Globo foi um incentivo para sua carreira artística. "Eu comecei a cantar por causa do The Voice. Estava em casa, assistindo às audições, e falei que eu tinha que ter coragem de correr atrás do meu sonho", contou.
E você sabia que Iza quase trabalhou nos bastidores do "BBB" - atração que terá famosos e anônimos na próxima temporada. "Como eu era editora de vídeo, eu mandei meu currículo e passei! Mas quando me ligaram, já estava cantando", disse em bate-papo com Ana Maria Braga no "Mais Você".
Depois de descobrir tais curiosidades, fica a pergunta: como não amar uma artista com uma trajetória tão inspiradora?
(Por Marilise Gomes)