Isis Valverde interpreta Ritinha na novela "A Força do Querer" e, para viver a personagem inspirada em uma sereia, ela teve que aprender técnicas de apneia para ficar mais tempo embaixo d'água e até usar cauda de 23 kg para dar mais realidade à trama. Mas na vida real, a namorada de André Resende tem medo do mar aberto, devido à um trauma de infância. Mesmo assim, ela aceitou um desafio do "Esporte Espetacular" - agora comandado por Felipe Andreoli - e participou de um campeonato de Stand Up Paddle, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a artista, aos doze anos ela foi levada pelas ondas e enfrentou dificuldades para voltar à margem do mar. Mas tudo isso serviu como aprendizado. A partir disso, ela disse ter criado "Muito respeito pelas ondas e pela correnteza". Por isso só pratica SUP em águas tranquilas, como em Búzios, local para iniciantes onde elas praticaram o esporte antes de encarar Copacabana. A repórter Juliana Sana propôs a ela um desafio no quadro "Mulheres Espetaculares" e levou para praticar a modalidade em alto-mar .
De início Isis, que negou usar lentes de contato nos dentes, ficou um tanto amedrontada. "Manter o corpo em movimento faz parte da minha vida e agrega ao meu trabalho", explicou a jovem. Por lá, ela se arriscou em fazer posições de yoga em cima da prancha. 'Sempre gostei dessa palavra 'liberdade'. O stand up me deu liberdade na água", disse a atriz. Após treinar, ela encarou uma travessia de dois quilômetros em mar aberto, com aproximadamente 40 competidores, a maioria deles pessoas mais experientes.
(Por Rahabe Barros)