Isis Valverde vai ter um papel inspirado em sereias na próxima novela das nove, "A Força do Querer". Mas para quem acha que a atriz vai apenas colocar uma cauda e dar alguns mergulhos, está enganado. Além das aulas de yoga, a artista precisou aprender a ficar em apneia debaixo d'água, a pedido da Globo. Em conversa com o Purepeople, o atleta e professor de mergulho da artista, Ricardo Bahia, explica como está sendo o treinamento dela, com mergulhos de três a cinco metros de profundidade.
"Entrei com as técnicas específicas de respiração, alongamento, relaxamento. Algumas dicas de alimentação também, como a gente se prepara antes do mergulho...", diz o instrutor, exemplificando uma delas. "A gente fica cinco horas em jejum. Assim você reduz o metabolismo e consegue ter um resultado melhor", explica.
"Ela tem o que a gente chama de aquacidade, que é uma facilidade grande de mergulhar, ela se sente superbem nas aulas. O objetivo da Isis é ficar pelo menos dois minutos se movimentando com a cauda de sereia, e ela já consegue. Parada, ela já chegou a quatro minutos", conta o atleta, recordista mundial de apneia, e revela que a mulher de Marco Pigossi na trama já começou a usar a cauda do figurino durante os treinos.
Desempenho de Isis é sucesso
Ricardo Bahia é só elogios quando o assunto é a evolução da namorada de André Resende. Em apenas seis sessões em dois meses, que variam entre duas e três horas de duração, a atriz já conseguiu bons resultados. "Eu, como instrutor, já trabalhei com todo tipo de aluno, e ela se sente muito tranquila, à vontade e feliz de estar ali, debaixo d'água. Ela curte mergulhar em apneia", elogia ele, mas alerta. "Estamos trabalhando com uma boa margem de segurança. Isis é dedicada e faz parte do treinamento independentemente, fora das sessões. O mais importante é ressaltar que as pessoas não devem praticar apneia sem a supervisão de alguém qualificado", explica o profissional.
(Por Juliana Stott)